Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024 17h16


CENTRO-OESTE

Em visita ao presidente da ALMT, superintendente da Sudeco anuncia nova linha de crédito

Na ocasião, o deputado estadual Eduardo Botelho pleiteou a destinação de recursos para a agricultura familiar

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), recebeu, na tarde desta segunda-feira (5), a visita da titular da pasta da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto.

Durante a reunião, realizada na presidência da Casa de Leis, a superintendente relatou ter visitado, no período da manhã, uma área em Várzea Grande, onde será construída uma usina de biodiesel. A obra, segundo ela, deverá contar com recursos na ordem de, aproximadamente, R$ 200 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Rose Modesto anunciou ainda uma nova linha de crédito - definida pelo Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) - no valor de R$ 1 bilhão para financiamento de microcrédito produtivo orientado no Centro-Oeste. 

Em setembro do ano passado, a Caravana da Sudeco esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para anunciar o lançamento de fundos e programas destinados aos produtores rurais do estado.

“Os pequenos e médios empresários são os que mais têm dificuldade de acessar esse dinheiro por falta de uma garantia real que o banco exige. Hoje, então, o Governo Federal lança essa nova linha de crédito e, junto com ela, um fundo garantidor para facilitar a chegada desse recurso àqueles que mais geram empregos no Centro-Oeste, já que 70% dos empregos na nossa região saem das pequenas e médias empresas”, ressaltou Rose.

Após a passagem por Cuiabá e Várzea Grande, a superintendente da Sudeco visitará o município de Colíder, com o objetivo de conhecer demandas com potencial para receber recursos dos fundos constitucionais disponibilizados pela instituição.

“Em Colíder, estamos indo com a diretoria da Sudeco para conhecer uma proposta que um grupo de empresários está trazendo e que deverá gerar aproximadamente 200 novos empregos na região”, informou.

O presidente do Parlamento estadual, Eduardo Botelho, aproveitou a oportunidade para pleitear a destinação de recursos para a agricultura familiar.

“Nós estamos fazendo mais algumas proposições para buscar investimentos na agricultura familiar. Esta é uma área que temos defendido muito, porque precisamos investir exatamente na viabilização dos pequenos. Os pequenos agricultores precisam, os pescadores, os ribeirinhos, por exemplo, e a Sudeco tem uma linha de crédito para isso, é isso que nós queremos trabalhar com eles. Sempre que há a abertura de crédito são mais possibilidades de criação de emprego e de geração de riquezas. Então, a visita da Rose é muito importante e eu tenho certeza que vai ajudar muito o estado de Mato Grosso”, avaliou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com