Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de junho de 2015 15h49


MINI LATICÍNIO

Inauguração em Pedra Preta mostra importância do pequeno agricultor no fomento econômico

Essas agroindústrias passam a gerar mais de mil empregos indiretos no município de Pedra Preta, com produção sistemática de 200 litros/dia de leite pasteurizado, iogurte e abate de 600 aves/dia

CLÁUDIA CAMPELLO / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Botelho participa de inauguração em Pedra Preta (Foto: Claudia Campello/Assessoria de Gabinete)

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), acredita que a agricultura familiar deve ser a questão mais trabalhada dentro das políticas agrícolas, sociais e ambientais em Mato Grosso.

Botelho participou no sábado(30/05), em Preta Preta, com a prefeita Mariledi Phillippi e centenas de agricultores, da inauguração do mini lacticínio “Aliança”, no Assentamento Canudos, e também da entrega do abatedouro de aves, no Assentamento Colina Verde.

Essas  agroindústrias passam a gerar mais de mil empregos indiretos no município de Pedra Preta, com produção sistemática de 200 litros/dia de leite pasteurizado, iogurte e abate de 600 aves/dia, com comercialização garantida para o  Programa de Aquisição de Alimentos (PPA),  e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

De acordo com o deputado Botelho, a exemplo de Pedra Preta, ficou clara a importância de se incentivar os pequenos produtores a se manterem no campo por meio de vantagens que beneficiam a agricultura familiar, respeitando a cultura econômica de cada região . “Os investimentos feitos pelos  governos federal e estadual,  em prol dessas  famílias, fazem com que eles permaneçam  no campo e,  consequentemente, os municípios possam ter um crescimento sustentável com geração de emprego e renda. ”  destacou o parlamentar.

Mariledi  Philippi (PDT) lembrou que a inauguração das agroindústrias coloca Pedra Preta como um dos municípios  mais  produtivos do estado. “Os produtos da nossa região serão  comercializados com a garantia do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), atestando a qualidade dos alimentos produzidos aqui”, disse a prefeita, que afirmou ainda que 27 toneladas de alimentos produzidos na região, por agroindústrias recém-instaladas já são comercializados  pela prefeitura.

Para o deputado Botelho,  a agricultura familiar de Pedra Preta participará  ativamente no fortalecimento do estado.   Ele ressaltou que hoje são mais de 800 assentamentos com aproximadamente 150 mil famílias trabalhando no campo,  precisando somente  de estrutura para alavancar a economia dos municípios. “A agricultura familiar em Mato Grosso deveria ser como a  de Pedra Preta, que passa a gerar mais de mil empregos diretos e ser um município  sustentável e com mais qualidade de vida”.

O parlamentar ponderou que a geração de apenas um emprego no campo, representa um custo bem mais baixo que a geração de um emprego na cidade e defende a urgência quanto à regularização fundiária  para que mais municípios viabilizem projetos de subsistência e desenvolvimento sustentável, incentivando a cultura econômica de cada região.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Segundo a secretária de agricultura de Pedra Preta, Iraci  Ferreira de Souza, os projetos agroindustriais do mini laticinio e abatedouro “Colina Verde”, de propriedade do pequeno produtor José Carlos Alves, teve investimento  na ordem de $80 mil reais e parceria da Petrobrás e Prefeitura Municipal,  por meio da Associação “Dando as Mãos de São José do Povo”. “O custo foi minimizado pela economia solidária, ou seja, toda execução das obras foi feita pelos próprios assentados da região”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens