Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 26 de outubro de 2023 08h04


AGORA É LEI!

Lei declara religiões evangélicas patrimônio cultural imaterial de MT

Lei 12.229 foi publicada em 31 de agosto deste ano.

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: Marcos Lopes

Pastor André Cristhiano Oliveira da Silva

Foto: Marcos Lopes

Religiões de matriz evangélica passaram a ser patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso. É o que determina a Lei 12.229/23, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União Brasil). Sancionada em 31 de agosto deste ano, a nova lei concede o legítimo reconhecimento às religiões de matriz evangélica que influenciam fortemente Mato Grosso.

Ação considerada importante por André Cristhiano Oliveira da Silva, que é pastor-presidente da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Missionária, do bairro Coophamil, de Cuiabá. Para ele, a nova lei representa segurança, reconhecimento da identidade e o valor, uma vez que, as igrejas exercem importante papel social: restaura, batiza, atende casais, enfermos, dentre outras ações.

“Sabemos que o Evangelho de Cristo transcende gerações. Entendemos que os cristãos evangélicos, nas mais diversas ramificações, têm uma participação ativa em toda a construção da história, cremos que o mundo foi criado por Deus e Jesus Cristo. Entendemos que as matrizes evangélicas são a própria constituição do início de toda a história. Essa lei do deputado Botelho gera o sentimento de identidade, continuidade, além de promover o respeito. Temos várias religiões, e essa lei faz com que a história de um povo seja preservada”, afirma André Silva.  

Na proposta, Botelho destaca que a religião evangélica é própria do Cristianismo. O termo “evangélico” significa: aquele que segue o Evangelho, mas propriamente ao ensinamento deixado por Jesus Cristo.  

“O grande Mestre não apenas ensinou, mas ordenou que a sua mensagem fosse espalhada na face da terra. Então, com a sanção desta lei, as religiões de matriz evangélica passam a fazer parte oficialmente do Patrimônio Cultural Imaterial Mato-grossense pela sua forte influência em nossa história”, justifica Botelho.

História - Alguns apóstolos de Jesus começaram a escrever tudo o que viram e ouviram durante o tempo em estiveram juntos. Escreviam cartas que relatavam os ensinamentos e os milagres feitos pelas mãos dos apóstolos. Por intermédio deles aconteciam curas e libertação. A igreja primitiva era instruída sobre a Comunhão, como ajudar uns aos outros, amparar órfãos e viúvas, mostrando assim, o verdadeiro amor de Deus.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760