Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 25 de outubro de 2023 15h47


INOVAÇÃO

WorkIF: Botelho reafirma apoio ao ensino profissionalizante

Deputado participa da abertura do VIII WorkIF, evento da IFMT que reúne seis mil estudantes inscritos

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: TCHÉLO FIGUEIREDO / Assessoria de Gabinete

Empoderar o jovem é criar um futuro poderoso. Então, estamos trabalhando para criar um amanhã melhor para todos. A afirmação foi dada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho, nesta quarta-feira (25), durante a abertura do VIII WorkIF - Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento de Mato Grosso, congresso que reúne servidores e estudantes nos projetos geradores de conhecimento, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá.  

A palestra de abertura trouxe o tema “O negócio por trás das startups”, com João Braga, especialista em tecnologia da informação. Para Botelho, ex-aluno do IFMT, a iniciativa é fundamental para estimular os jovens a empreender.

“Tenho uma relação com o IFMT, estudei na Escola Técnica Federal e isso transformou minha vida. A inovação é importante, pois a todo momento estamos inovando, criando novos equipamentos e produtos. E o estudante precisa estar preparado para o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da ALMT.

Bruno Ribeiro, aluno do campus de Tangará da Serra, está animado com a primeira participação no WorkIF, onde vai apresentar experiências de sucesso. Um deles se refere à criação do  Clube Literário e Filosófico, que tem como objetivo fazer com que os alunos intensifiquem o conhecimento sobre obras literárias. “O clube surgiu porque os alunos tinham dificuldade de entender obras literárias, como Dom Casmurro, por exemplo. Já o segundo trabalho, é o jornal oficial do nosso campus, que está a todo vapor”, informou Ribeiro.

Inovação e tecnologia - O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT, Irineu Canuto, disse que o evento é uma feira de ensino importante por reunir mais de seis mil inscritos. “Somos 19 campi e realizamos esse evento para divulgar a pesquisa, o ensino e a extensão da instituição. Teremos, nos três dias de evento, palestras, mesas-redondas, apresentações de laboratórios dos campi e muito mais. É um universo riquíssimo de ciência e tecnologia”, destacou.

Foto: TCHÉLO FIGUEIREDO / Assessoria de Gabinete

Outro participante é Rafael Lemes, aluno do IFMT, campus São Vicente, que apresentou o projeto de extensão para atuar nas boas práticas de ordenha. “Apresentamos análises físico-químicas importantes para a garantia da qualidade do leite, alimento tão consumido em nossos lares. Aqui, é uma oportunidade para a troca de experiências”, diz o estudante.

Temas abordados no WorkIF – O evento vai abordar, de hoje até dia 27 de outubro, temas como: Cooperação Internacional em Inovação; Uso de inteligência artificial para melhorar a segurança; Contribuições da experiência de internacionalização Brasil x Noruega na implantação do Parque Tecnológico de Mato Grosso; o Empreendedorismo na produção de alimentos: casos de sucesso, dentre outros.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760