Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de março de 2009 16h29


A PRIMEIRA MULHER A ASSUMIR A PRESIDêNCIA DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS, ESCRITORA NILZA QUEIROZ FREIRE, QUE é CONTADORA E TEM DIVERSOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO ESTADO, ESTEVE NA MANHã DESTA SEGUNDA-FEIRA (02) NO GABINETE DA PRESIDêNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PARA PEDIR APOIO àS AçõES DA ENTIDADE. ELA DISSE QUE ASSIM COMO O PARLAMENTO, UMA DAS METAS DA ACADEMIA é ABRIR AS PORTAS à SOCIEDADE, APROXIMANDO O CIDADãO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS MEMBROS

Academia MT de Letras quer aproximação da sociedade

A Academia de Letras é mantida pela contribuição dos membros e da venda das obras literárias

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DA PRESIDÊNC



A primeira mulher a assumir a presidência da Academia Mato-grossense de Letras, escritora Nilza Queiroz Freire, que é contadora e tem diversos trabalhos publicados nos principais jornais do estado, esteve na manhã desta segunda-feira (02) no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, para pedir apoio às ações da entidade. Ela disse que assim como o parlamento, uma das metas da academia é abrir as portas à sociedade, aproximando o cidadão dos trabalhos desenvolvidos pelos membros.

Na oportunidade, o presidente José Riva (PP) se comprometeu a visitar a Academia e o Instituto Histórico, que contém um importante acervo sobre a história de Mato Grosso. O deputado também assegurou a divulgação dos trabalhos da entidade através da TV Assembleia e do site da AL: www.al.mt.gov.br. Objetivo é manter o cidadão informado sobre o papel da academia, que é o de criar e difundir as ações artísticas e culturais da região dando destaque para a Língua Portuguesa.

“Queremos divulgar o nosso trabalho e abrir as portas da academia. Temos o Instituto Histórico que é riquíssimo e que a população pode conhecer”, disse Nilza. Segundo ela, das 40 cadeiras, nove estão vagas. Na próxima quinta-feira (5), está prevista uma eleição para a escolha do novo membro da entidade. Para concorrer a uma vaga junto dos “imortais” é preciso ter residido em Mato Grosso por pelo menos cinco anos, gostar de literatura e ter obras publicadas. A escolha é feita por meio do voto secreto entre os acadêmicos.

A Academia de Letras é mantida pela contribuição dos membros e da venda das obras literárias. Nilza questiona a falta de hábito da leitura, um fator que afeta boa parte dos brasileiros e, consequentemente, a venda de livros.

Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa vem desenvolvendo ações que propiciem a aproximação do cidadão aos serviços prestados pela Casa. Atualmente, além de ter acesso aos trabalhos transmitidos pela TV Assembleia, pelos canais a cabo e tv aberta 16 e 30, respectivamente, a população tem acesso aos serviços oferecidos no Espaço Cidadania, do TRE, Defensoria Pública, Ministério do Trabalho e Sejusp. A expectativa é que nos próximos dias esteja em funcionamento também o ´Procon Assembleia´, com o objetivo de proteger, defender e orientar o consumidor sobre os seus direitos.

Mais informações:
Assessoria da Presidência
Fones: 3901-6568/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com