Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de maio de 2003 15h30


Acampados realizam carreata na região Sul

Movimento vai percorrer trecho de Rondonópolis a São José do Povo e tem objetivo de alcançar a reforma agrária, sem partir para a violência no campo

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



Para marcar o início da luta pela Reforma Agrária e de uma ampla programação com vistas à efetiva posse de terra, o Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados no Estado de Mato Grosso (MTAA) realiza carreata, com saída de Rondonópolis e destino a São José do Povo, no próximo domingo, dia 11 de maio. A informação foi repassada hoje (9) pelo deputado José Carlos do Pátio (PMDB).

Segundo Pátio, a carreata será o marco inicial de 4.800 famílias da região Sul do Estado na luta pela Reforma Agrária. A saída está prevista para às 8 horas, do trevo do anel viário de Rondonópolis (em frente ao Posto Universitário).

Pátio explicou que cerca de 3.200 famílias dos municípios de Rondonópolis, Juscimeira, Campo Verde e Dom Aquino seguem em carreata até São José do Povo, onde irão se unir a 1.600 famílias na praça central do município.

De lá, os manifestantes do MTAA marcham em direção a uma área conhecida como Comodato, nas proximidades do trevo de São José do Povo, local em que irão levantar acampamento por tempo indeterminado.

O movimento pela Reforma Agrária na região Sul está avançando com trabalhos em duas frentes de ação: uma para garantir os assentamentos e outra pela manutenção dos assentados.

Cooperativa

A organização desses trabalhadores já possibilitou a criação da Cooperativa dos Trabalhadores da Região Sul, a Coopersul. Só em 2002, a Coopersul adquiriu mais de 15 toneladas de sementes, diversas máquinas de beneficiar arroz, dois tratores, duas caminhonetes Toyota e 600 financiamentos. Agora, lutam pela construção de uma Central de Abastecimento e Comercialização na cidade de Rondonópolis.

A outra frente do MTAA programa para este ano um assentamento no município de São José do Povo, para cerca de três a seis mil famílias. Além disso, os trabalhadores lutam pela liberação de titulação de terras em alguns dos cerca de 300 acampamentos em Mato Grosso.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com