Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 18 de abril de 2002 00h00


AGLOMERADO URBANO COMEçA TOMAR DECISõES ENTRE CUIABá E VáRZEA GRANDE

Aglomerado Urbano começa tomar decisões entre Cuiabá e Várzea Grande

LC de autoria de Carlos Brito deve trazer melhorias para a população

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O deputado estadual Carlos Brito (PPS), em audiência com o governador Rogério Salles, nesta quinta-feira (18), solicitou ajuda nas ações que favoreçam o Aglomerado Urbano. As 10 câmaras setoriais que compoem o aglomerado já estão trabalhando e tomando decisões que irão modificar a estrutura organizacional entre Cuiabá e Várzea Grande, com extensão aos demais municípios que integram a baixada cuiabana. Para se ter uma idéia a câmara de transporte está só aguardando o parecer da Procuradoria da República para tratar das licitações do transporte coletivo entre as duas cidades e buscar o gerenciamento integrado do setor.

Desde quando foram implantadas em 18 de agosto do ano passado, as câmaras setoriais já realizaram 35 reuniões. A de Habitação e Urbanismo está encaminhando as questões pendentes nas ligações das vias que dão acesso a recém inaugurada ponte Sérgio Motta. Como envolve duas prefeituras, com obra do governo do Estado, é preciso uma solução única que tome decisões que beneficie as populações dos dois lados da ponte.

A câmara de Turismo já tem planejadas as ações que irão readequar o aeroporto de Várzea Grande. A intenção é dota-lo de estrutura para receber vôos internacionais, além de setores específicos que darão suporte ao turismo.

A Lei que criou o Aglomerado Urbano é a Complementar número 83, resultante do substitutivo de autoria do deputado estadual Carlos Brito (PPS), sancionada em 18 de maio de 2001, com a aprovação do regimento interno do seu Conselho Deliberativo, os trabalhos foram iniciados.

Além de ser autor da lei, Carlos Brito é também representante da Assembléia Legislativa no Conselho Deliberativo, composto em julho de 2001, com 21 membros, entre eles os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, representantes das Câmaras municipais, entidades não-governamentais e, como presidente o Governador do Esatdo.

A criação do aglomerado tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado de Cuiabá e Várzea Grande e posteriormente dos municípios vizinhos. Foram estabelecidos planos, programas e projetos de interesse comum as cidades envolvidas. As áreas a serem abrangidas são: indústria, comércio e mineração; meio ambiente; trânsito e transporte; serviços públicos; saúde; educação e cultura; agricultura e abastecimento; habitação e urbanismo; turismo e segurança pública.

Secretaria de Imprensa
Com assessoria de gabinete
Henry Falbo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com