Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006 15h22


O PRESIDENTE DA FEDERAçãO MATO-GROSSENSE DE FUTEBOL (FMF), CARLOS ORIONE, ANALISOU COMO “EXCELENTE” A ATITUDE DO PARLAMENTO ESTADUAL QUE APROVOU, POR UNANIMIDADE, ESTA SEMANA, UM PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) DE AUTORIA DO DEPUTADO JOSé RIVA (PP)...

AL abre expectativa de fomento ao esporte

Presidente da federação de futebol diz que medida é excelente

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, analisou como “excelente” a atitude do parlamento estadual que aprovou, por unanimidade, esta semana, um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado José Riva (PP) que adequa a legislação estadual à federal e dá abertura para financiamento de esporte profissional. Com essa medida o setor de esporte profissional mato-grossense poderá em breve contar com incentivos financeiros diretos.

Orione acredita que o incentivo deve resultar na ascensão do esporte em geral e vai salvar diversos clubes e até outras modalidades de esporte que sobrevivem, em sua maioria, de “pires na mão”. “São federações importantes para a sociedade mato-grossense e a maioria vive de “pires na mão” e com esse recurso a coisa vai melhorar. Tanto o futebol, box, tênis, Vôlei, e outras modalidades”, aposta.

O autor da proposta, o deputado José Riva (PP) lembrou que em um país onde existe considerável déficit do emprego formal, os pequenos postos de trabalho devem ser defendidos em política estadual. Para ele, o fomento ao esporte profissional é, por hora, uma forma de se fomentar muito mais que apenas o esporte, mas sim, dar condições de subsistência a centenas de famílias, pela geração de empregos diretos e indiretos.

Ele citou, por exemplo, que, em um jogo de futebol, além dos atletas, corpo técnico e árbitros, ainda existe toda uma gama de pessoas que ganham a vida com o auxílio do evento, sejam os funcionários do estádio (bilheteiros, porteiros, operadores de som, técnicos de iluminação, etc.), sejam os ambulantes (pipoqueiros, vendedores de bebidas, barracas de sanduíches, etc.), sejam os profissionais da comunicação, jornalistas, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos e outros envolvidos no processo de informar.

Para o parlamentar, a medida não é infinita já que citou, “espera-se que o fomento ao esporte em médio prazo deixe de ser necessário, haja vista o esperado fortalecimento do mesmo”.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com