Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de novembro de 2002 00h00


AL APROVA FRENTE DE TRABALHO PARA ESTUDANTES

AL aprova frente de trabalho para estudantes

Medida pretende normatizar as atividades de alunos que precisam trabalhar para se qualificar profissionalmente

FERNANDO LEAL / ALMT



Uma parte considerável dos problemas da economia mato-grossense - provocada pelo desemprego no estágio inicial da vida de muitos - vai depender do governo do estado para ser saneada. A Assembléia Legislativa aprovou em primeira votação projeto criando estágio remunerado para jovens que cursam o ensino médio - no estabelecimento onde estudam - sob a coordenação da direção escolar.

O sistema vem sendo aplicado em âmbito federal, em repartições públicas do porte da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e de outras empresas estatais. O autor da proposta - já chamada de Frente de Trabalho Estudantil -, deputado Hermínio J. Barreto (PL), assegura que, por experiências já avaliadas, ela é eficaz.

“Essa medida representa um mecanismo eficiente e viável para amenizar o problema de mão-de-obra ociosa na faixa etária de 16 a 19 anos, e a oportunidade para muitos jovens sem condições financeiras se prepararem para o mercado de trabalho, que está cada dia mais competitivo”.

Com sua transformação em lei, a contratação dos alunos será feita em regime de estágio remunerado e beneficiará a juventude estudiosa do estado, observou Barreto. A Frente será regulamentada pela Secretaria de Estado de Educação e implementada através do Plano de Gestão Escolar e pelo Regimento Interno de cada unidade escolar. A remuneração do aluno, no estágio, não poderá ser inferior ao valor do salário mínimo vigente à época da sua contratação.

Secretária de Imprensa
Fernando Leal


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com