Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de outubro de 2005 12h16


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA APROVOU NA PRIMEIRA QUINZENA DESTE MêS, O PROJETO DE LEI 180/05, DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA CASA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), QUE PREVê A INSTALAçãO DA CIRETRAN (CIRCUNSCRIçãO REGIONAL DE TRâNSITO) EM MATUPá. OBJETIVO DA ENTIDADE, QUE SERá SUBORDINADA AO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRâNSITO (DETRAN/MT), é FACILITAR O ATENDIMENTO AOS MORADORES DO MUNICíPIO - DISTANTE DA CAPITAL A 665 QUILôMETROS, NA REGIãO NORTE. PARA OBTER ESSE TIPO DE SERVIçO, ELES PRECISAM SE DESLOCAR ATé AS CIDADES DE GUARANTã DO NORTE OU PEIXOTO DE AZEVEDO...

AL aprova instalação de Ciretran para Matupá

Proposta vai fomentar a arrecadação local

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa aprovou na primeira quinzena deste mês, o projeto de lei 180/05, de autoria do presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB), que prevê a instalação da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Matupá. Objetivo da entidade, que será subordinada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), é facilitar o atendimento aos moradores do município - distante da Capital a 665 quilômetros, na região norte. Para obter esse tipo de serviço, eles precisam se deslocar até as cidades de Guarantã do Norte ou Peixoto de Azevedo.

“A localização geográfica e as boas perspectivas econômicas do local impõem a necessidade de dotar o município com uma infra-estrutura adequada para acompanhar o seu crescimento”, avalia Silval.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que em 2003 havia no município uma frota com pouco mais de dois mil veículos. Hoje, afirma o prefeito de Matupá, Valter Miotto, o fluxo de carros chega a três mil. “Daí a necessidade de se instalar a Ciretran para atender a demanda local”. Ele explicou que além de facilitar e agilizar a documentação dos motoristas, a entidade representa aumento na arrecadação municipal e estadual.

“Nossa população é de aproximadamente 18 mil e a instalação desse órgão vai atender a uma das reivindicações antigas da região e melhorar, significativamente, a arrecadação como o pagamento do IPVA”, exemplificou, ao destacar melhorias no atendimento ao cidadão que poderá resolver todas as questões relacionadas ao trânsito na própria cidade.

Conforme a proposta, a criação de cargos administrativos e funcionais e demais despesas decorrentes correrão à conta dos recursos próprios do Detran. A proposta segue agora para sansão governamental.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6512/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com