Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 28 de dezembro de 2004 18h50


FUNDADO NO DIA 25 DE MAIO DE 1934, O MIXTO ESPORTE CLUBE é A MAIS TRADICIONAL AGREMIAçãO ESPORTIVA DE MATO GROSSO. NO ENTANTO, COMO A MAIORIA DOS GRANDES CLUBES DO PAíS, TAMBéM ATRAVESSA POR UM MOMENTO DIFíCIL EM SUA HISTóRIA...

AL avalia criação de Clube Empresa em MT

O projeto estadual que tem como objetivo a remodelação do futebol mato-grossense

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Fundado no dia 25 de maio de 1934, o Mixto Esporte Clube é a mais tradicional agremiação esportiva de Mato Grosso. No entanto, como a maioria dos grandes clubes do país, também atravessa por um momento difícil em sua história. Com falta de dinheiro e sem qualquer tipo de estrutura para tocar o futebol adiante, o time vem se arrastando nas últimas competições que disputa.

Diante desse quadro caótico, o presidente, Fábio Pinto (o Fabinho), o diretor de futebol, Jorge Farias e o gerente Francisco Carlos Vigorito, resolveram buscar uma alternativa emergencial para salvar o clube. Nesta terça-feira (28), eles juntamente com o ex-técnico de futebol Hélio Machado e o ex-jogador e também treinador do Mixto, no Estadual deste ano, Elzo Coelho, se reuniram com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB).

No encontro, Riva, que também ocupa o cargo de vice-presidente do alvinegro, recebeu a proposta dos demais dirigentes para a aprovação de um projeto estadual que tem como objetivo a criação de um clube-empresa, que servirá para a remodelação do futebol mato-grossense. “O primeiro passo seria trabalhar com garotos em 2005 e investir diretamente nas categorias de base”, adiantou Elzo.

A tarefa dos dirigentes não será nada fácil, pois o Mixto tem apenas sua sede campestre, situada na estrada Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. “Não sabemos como se encontra essa área, porque pelo que consta a Caixa (Econômica Federal) penhorou a sede por falta de pagamento do FGTS de alguns jogadores”, argumentou Bia Arruda, proprietária da Rádio Cultura de Cuiabá, que participou da reunião.

Outro ponto destacado pelos dirigentes mixtenses é tentar resgatar o prestígio do clube no cenário nacional. “Só aceitei o desafio porque o Mixto têm um nome a zelar e é um dos poucos times de Mato Grosso que possui uma história nacional”, lembrou Elzo.

O ex-jogador que atuou pelo Atlético Mineiro, Palmeiras, Benfica e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986, justifica a importância da volta forte do alvinegro em Mato Grosso.

“Nesse período que trabalhei no comando da equipe percebi a boa vontade da torcida, dirigentes e jogadores, mas está faltando uma estrutura de base séria voltada para as categorias de base e é isso que vamos buscar através dessa proposta”, definiu Elzo.

Por outro lado, Riva entende que primeiro a proposta precisa ser colocada no papel e depois se reunir com empresários para mostrar a idéia a ser implantada em Mato Grosso.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones- 613-2597-9603-0580-9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com