Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de agosto de 2004 12h05


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO COMEMORA NO PRóXIMO DIA 12 DE AGOSTO 170 ANOS DA SUA CRIAçãO. O EVENTO INCLUI SOLENIDADES DURANTE TODA A MANHã E A NOITE DESTE DIA, COM LANçAMENTO DE SELOS, CARIMBOS E CARTõES TELEFôNICOS COMEMORATIVOS, ALéM DE UMA HOMENAGEM A TODOS OS EX-DEPUTADOS AINDA VIVOS QUE COMPUSERAM O LEGISLATIVO MATO-GROSSENSE...

AL de Mato Grosso vai comemorar 170 de criação

Solenidade no dia 12 de agosto comemora criação do Legislativo e homenageia ex-deputados

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso comemora no próximo dia 12 de agosto 170 anos da sua criação. O evento inclui solenidades durante toda a manhã e a noite deste dia, com lançamento de selos, carimbos e cartões telefônicos comemorativos, além de uma homenagem a todos os ex-deputados ainda vivos que compuseram o Legislativo Mato-grossense.

As comemorações terão início às 7 horas, com uma alvorada festiva e se encerrarão à noite, com uma sessão solene.

Para a diretora do Instituto de Memória da Assembléia, Ísis Catarina Martins Brandão, a homenagem aos ex-deputados é uma forma de reconhecimento à importância dessas pessoas para a história de Mato Grosso. “Estamos reconhecendo a luta deles em prol do desenvolvimento do Estado, afinal, tudo passa por aqui. A posse dos governadores acontece na Assembléia, os orçamentos são aprovados aqui e também a criação de novos municípios, por exemplo”, salienta.

Ísis lembra, que em toda a história do Poder Legislativo, a Casa de Leis mato-grossense só foi fechada quando da Proclamação da República, em 1889, e na década de 40, na ditadura militar. “Não há nada que justifique a não comemoração da criação da Assembléia, uma vez que ela é a Casa do povo e só se ausenta quando há um regime autoritário”, frisa.

O deputado Zeca D’Ávila (PFL) considera extremamente importantes os legislativos de forma geral. No caso de Mato Grosso, o parlamentar ressalta que a Assembléia já prestou e continua prestando serviços de relevância para o Estado. “O Estado não anda sem a Assembléia”, diz. Sobre a homenagem aos ex-deputados, Mauro Savi (PPS), segundo vice-presidente da Casa, observou ser uma forma de resgatar as pessoas que passaram pela Assembléia “sempre ajudando os governos que têm boa intenção, e nada mais justo do que lembrar quem tanto fez pelo Estado”.

O evento de comemoração dos 170 anos de criação da Assembléia Legislativa terá em sua programação um culto ecumênico; desfile da tropa da Polícia Militar; lançamento de selo e carimbo comemorativo (em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos); além de cartões telefônicos, em parceria com a Brasil Telecom. A sessão solene acontece a partir das 19h30.

História - O dia 12 de agosto de 1834 foi a data de criação das chamadas Assembléias Provinciais, instituídas pela emenda constitucional 16. Assim, as províncias passaram a ter poderes amplos sobre seus territórios. Antes, tudo era decidido na capital do país, à época o Rio de Janeiro, e as grandes distâncias e precariedade na comunicação atrapalhavam a vida nas províncias mais distantes.

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso foi instalada em 3 de julho de 1835.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com