Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de junho de 2006 10h09


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA PROMOVE HOJE, NO MUNICíPIO DE NOBRES, A PARTIR DAS 14H, UMA AUDIêNCIA PúBLICA PARA DEBATER A REABERTURA DO COMPLEXO DE CAVERNAS DA LOCALIDADE CONHECIDA COMO “LAGOA AZUL”. A AUDIêNCIA, REQUERIDA PELA DEPUTADA VERA...

AL debate reabertura da Lagoa Azul em Nobres

Audiência será realizada na Escola Municipal “Zeferino Dorneles

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A Assembléia Legislativa promove na hoje, no município de Nobres, a partir das 14h, uma Audiência Pública para debater a reabertura do complexo de cavernas da localidade conhecida como “Lagoa Azul”. A audiência, requerida pela deputada Vera Araújo, do PT, será realizada na Escola Municipal “Zeferino Dorneles”, na Comunidade de Bom Jardim.

O complexo de cavernas está localizado no Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul. As visitações ao local estão proibidas desde 1999. Somente agora, com a realização de um plano de manejo, a visitação ao complexo deve ser reaberta, sob a administração do governo do estado.

De acordo com a deputada Vera Araújo, o governo federal deve fazer investimentos na região, através do Ministério do Turismo. Serão liberados R$ 1 milhão e 200 mil reais para as obras de infra-estrutura do manejo do parque. Estas obras incluem a construção do Centro de Atendimento ao Turista e o acesso à gruta da Lagoa Azul. Bela sua beleza, a região vem sendo comparada ao completo turístico de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

No requerimento de convocação da audiência, a deputada requereu a convocação dos secretários Marcos Machado, do Meio Ambiente e Yêda Assis, do Desenvolvimento do Turismo e o convite ao prefeito de Nobres, Flávio Dalmolin; ao gerente do Ibama, Paulo Maier e o presidente da Câmara Municipal, vereador Vidal de Souza.

Nobres, cidade com cerca de 15 mil habitantes, está localizada a 146 km ao Norte de Cuiabá. O município tem um forte potencial turístico, com um complexo com cerca de 100 cavernas. Nele estão nascentes das Bacias Amazônia e do Prata. Com a reabertura do complexo, o local contará com atrações como mergulho em lagos e rios de águas cristalinas, onde é possível ver peixes da Bacia do Cuiabá. Deve integrar o “pacote” turístico também descidas por um rio de profundidade média de 1,60 metro, num percurso de 650 metros.

Já foram treinados pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo 30 moradores da comunidade, para que atuem como guias na região.

A Audiência Pública será realizada numa escola municipal localizada ao lado do Centro Comunitário e da Igreja Católica da localidade de Bom Jardim, que fica no km 65 da Rodovia MT 241.

Mais informações
Assessoria de Gabinete fones: 3901-6310/ 6613


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com