Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de outubro de 2005 17h16


ACOMPANHADOS DO PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB) E DO DEPUTADO PEDRO SATéLITE, ALéM DOS SECRETáRIOS CHEFE DA CASA CIVIL, LUIZ ANTôNIO PAGOT E VILCEU MARCHETTI (SINFRA), A COMITIVA DE PREFEITOS DO VALE DO TELES PIRES – FORMADA POR SETE MUNICíPIOS DO EXTREMO NORTE DE MATO GROSSO, REIVINDICARAM AO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI INVESTIMENTOS NA MALHA VIáRIA E A INSERçãO DE ALTERNATIVAS VIáVEIS PARA QUE A ECONOMIA LOCAL VOLTE A CRESCER. O GOVERNADOR GARANTIU A REALIZAçãO DE UM ESTUDO SóCIO-ECONôMICO NA LOCALIDADESóCIO-ECONôMICO NA LOCALIDADE, QUE é FORMADA PELOS MUNICíPIOS DE APIACáS, ALTA FLORESTA, NOVA MONTE VERDE...

AL defende alternativas econômicas para o Nortão

Prefeitos da região norte de Mato Grosso querem parcerias para recuperar estradas e alternativas que voltem a fomentar a economia local

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Acompanhados do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e do deputado Pedro Satélite (PPS), além dos secretários Chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot e Vilceu Marchetti (Sinfra), a comitiva de prefeitos do Vale do Teles Pires – formada por sete municípios do extremo norte de Mato Grosso, reivindicaram ao governador Blairo Maggi (PPS), na manhã desta terça-feira (18), investimentos à malha viária e a inserção de alternativas viáveis para que a economia local, que sofreu forte impacto por causa da crise do setor madeireiro, volte a crescer.

O governador garantiu a realização de um estudo sócio-econômico na localidade, que é formada pelos municípios de Apiacás, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Carlinda e Nova Canaã do Norte. Silval informou que o próximo passo será a realização de uma audiência, ainda nesta semana, com os secretários Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia) e Cloves Vetoratto (Desenvolvimento Rural) para discutir sobre a inserção de incentivos fiscais na tentativa de atrair novas empresas para gerar emprego e renda na região. “A viabilização de projetos de agroindústria será fundamental para atrair novos investimentos para a região”, avaliou.

Entre as sugestões, segundo a prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger há possibilidade de se investir em avicultura ou suinocultura com a instalação de um frigorífico no local. “O estudo revelará qual a alternativa mais viável e que seja aceita pela população. A economia da região refletirá em todo o Estado”.

Malha Viária – Os prefeitos obtiveram também a garantia do governador em recuperar (patrolamento e cascalhamento) as estradas e pontes por meio de convênios firmados com as prefeituras. Serão recuperadas as MTs 160, num trecho de 55 quilômetros que liga Apiacás a Nova Monte Verde; a 208 que liga Nova Monte Verde a Nova Bandeirantes e Alta Floresta – num extensão de 208 quilômetros e a MT-206, que dá acesso de Paranaita à Apiacás – num trecho de 70 quilômetros.

Pedro Satélite lembrou da necessidade de se agilizar os trabalhos, para que a população não seja penalizada devido ao período das chuvas que inviabiliza a conclusão dos trabalhos nas estradas.

Além dos prefeitos de Nova Bandeirantes e Apiacás participaram da reunião prefeito de Nova Monte Verde, Nelson Lehrbach; Paranaíta, Pedro Alcântara; Alta Floresta, Maria Luiza Dias; Carlinda, Orodovaldo Antônio de Miranda; Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz Cezar e o secretário adjunto de Gestão da Sicme, Márcio Luiz Mesquita.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6512/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com