Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004 18h55


A SEGUNDA EXPEDIçãO ESTRADEIRO II DO GOVERNO BLAIRO MAGGI (PPS) ATENDEU AS EXPECTATIVAS DAS BASES DOS DEPUTADOS, QUE REAFIRMARAM A SUSTENTABILIDADE AO EXECUTIVO PARA A REALIZAçãO DE OBRAS NOS MUNICíPIOS. O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O DEPUTADO JOSé RIVA (PTB) AFIRMOU, QUE VáRIAS AçõES Já FORAM DEFINIDAS DURANTE A EXPEDIçãO ESTRADEIRO II E QUE O PODER LEGISLATIVO SE COMPROMETEU EM APOIAR AS MEDIDAS DO GOVERNO ESTADUAL.

AL define ações e reforça parceria com o governo

Presidente Riva aposta que, após o Estradeiro II, representantes do Nortão passarão a ter mais respaldo nas reivindicações

REDAÇÃO COM GABINETE DA PRESIDÊNCIA / ALMT



A segunda expedição Estradeiro II do governo Blairo Maggi (PPS) atendeu as expectativas das bases dos deputados, que reafirmaram a sustentabilidade ao Executivo para a realização de obras nos municípios.

O Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) afirmou, que várias ações já foram definidas durante a Expedição Estradeiro II e que o Poder Legislativo se comprometeu em apoiar as medidas do governo estadual.

Ao retornar os trabalhos, na próxima semana, a Assembléia irá agilizar a formação de uma comissão para trabalhar junto ao governo federal e Incra os problemas dos assentados. Outra ação imediata caberá à Comissão de Revisão Territorial, que ficou encarregada de encaminhar as questões sobre as divisas dos municípios.

“Pudemos constatar a dramática situação dos assentados. A maioria não possui título, não tem como conseguir crédito e a Assembléia firmou compromisso em atuar junto a esta situação”, ressaltou o parlamentar.

Riva analisou a expedição como uma forma do governo manifestar interesse pelos problemas do Estado. Visitando sua base política durante cinco dias, junto com 12 secretários de Estado, 13 deputados, um senador, representantes da Cemat, Banco do Brasil, entre outros e liderados pelo governador Blairo Maggi, o parlamentar aposta que os representantes do Nortão passarão a ter mais respaldo em suas reivindicações.

“Tenho certeza que todos os que estiveram lá vão abonar as nossas reivindicações, pois puderam conhecer os problemas, as carências da região. A Assembléia e o governo vão fazer um trabalho coeso para desenvolver Mato Grosso”, comemora o presidente da AL.

O parlamentar lembrou que a expedição Estradeiro II serviu não apenas para que os participantes constatassem os problemas de estrada, mas as necessidades em todas as áreas.

“Na segurança pública, por exemplo, há sempre demanda, por mais que o governo invista. Mato Grosso é um Estado muito extenso e sempre estará surgindo novas comunidades como é o caso de Nova União, com diversos problemas”.

Mesmo diante dos problemas constatados e conhecidos da região Norte e Vale do Arinos, o presidente da Assembléia defende que o governo não tome ações imediatistas.

“Os problemas precisam ser atacados de forma contundente”, ressalta, acrescentando que o governo deu um passo importante ao ouvir as diversas reclamações da própria sociedade.

“O governador Blairo Maggi demonstrou ser um grande Estadista”, acrescentou Riva, ao analisar o trajeto da Expedição Estradeiro. O governador reconheceu a liderança do grupo político da região Norte e fez menção que, independente do resultado das próximas eleições, ele vai continuar trabalhando da mesma forma. Senti o governador muito a vontade em todos os municípios que passamos”, finalizou o parlamentar, que na última eleição teve 40 mil votos (dos 65 mil alcançados) nos municípios visitados.

Para o futuro secretário chefe da Casa Civil, deputado Joaquim Sucena (PFL), o Estradeiro II foi importante para o progresso de integração social, política e territorial de Mato Grosso.

“A presença da nossa caravana com o governador Blairo Maggi e os deputados estaduais silenciou o movimento divisionista. Podemos verificar até o fim das críticas veladas sobre estradas”, disse.

“O Estradeiro II serviu para mostrar as dificuldades que os motoristas enfrentam nas estradas da região Norte do Estado. Foi impressionante a receptividade das pessoas diante da presença do governo do estado e dos deputados”. As palavras são do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com Silval, a Assembléia vai dar total apoio às mudanças emergenciais que estão sendo propostas pelo governador Maggi.

“Acredito que após essa viagem, o Nortão deverá ter um tratamento diferenciado, porque a população não agüentava mais conviver com tantos problemas, envolvendo não só o transporte, mas também a saúde, a educação e a segurança pública”, disse.

Outro deputado que participou do Estradeiro foi Mauro Savi (PPS). Para o parlamentar, as regiões visitadas representam o “vale dos desesperados”.

“É importante que Maggi veja de perto a nossa realidade. A maioria das estradas está em péssimas condições de trafegabilidade, onde a população e os produtores ficam a mercê da sorte”, disse Savi.

O deputado destacou também a promessa do governo estadual recuperar em regime emergencial a MT-170, no trecho entre Brasnorte-Juína-Campo Novo dos Parecis.

Na avaliação de Ságuas Moraes (PT), o Estradeiro II contribuiu para a auto-estima da população da região ao observar mais uma vez, o compromisso do governador Blairo Maggi, em relação ao asfaltamento de 110 quilômetros da MT-170, que liga Campo Novo do Parecis a Juína. Além da construção ainda esta semana de posto policial no distrito de Nova União, em Cotriguaçú.

“Isso significa a redução do frete e a perspectiva de geração de emprego e renda para a região”, avaliou o deputado.

Dilceu D´Dal Bosco (PSDB), afirmou que experiência serviu para que o governo e seu secretariado pudessem observar de perto a realidade de cada município.

”Não tem nada mais gratificante que sentir a presença do Estado nas localidades menos favorecidas. E nós deputados poder ver de perto a realizada de cada um desses lugares”, analisou Dilceu.

Participaram ainda da expedição os deputados, Sérgio Ricardo (PPS), José Carlos de Freitas (PFL), o suplente Wagner Ramos (PPS), Zeca D´Ávila (PFL) e Juliano Jorge (PL) e Eliene Lima (PSB).

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com