Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006 10h55


FOCO DE AçõES DE VISITANTES QUE CONSEGUEM LEVAR AOS PRESIDIáRIOS ARMAS E TELEFONES, A PENITENCIáRIA PASCOAL RAMOS, LOCALIZADA EM CUIABá, PODE PASSAR A CONTAR COM UM SISTEMA MAIS RIGOROSO DE SEGURANçA, COM A IMPLANTAçãO DE PORTAIS DE RAIO-X...

AL discute instalação de portal de Raio-X

Deputado Dilceu Dal’Bosco propõe instalação de sistema para impedir a entrada de armas, telefones e outros objetos no Pascoal Ramos

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Foco de ações de visitantes que conseguem levar aos presidiários armas e telefones, a penitenciária Pascoal Ramos, localizada em Cuiabá, pode passar a contar com um sistema mais rigoroso de segurança, com a implantação de portais de Raio-X. A proposta de instalação do sistema está tramitando na Assembléia Legislativa e foi apresentada pelo deputado Dilceu Dal’Bosco (PFL).

O equipamento terá como objetivo detectar armas brancas ou de fogo, telefones celulares, chips, baterias, carregadores, aparelhos de radiocomunicação, substâncias entorpecentes ilícitas, entre outros. Os portais deverão ser instalados em todos os acessos do prédio. Desta forma, o ingresso de toda e qualquer pessoa no estabelecimento penal estadual, sem exceção, estará condicionado ao monitoramento pelos portais de Raio-X.

“Os portais detectores de metais não bastam para evitar o ingresso clandestino de objetos prejudiciais à segurança da instalação penal. O equipamento adequado à monitoração de ingressos em presídios é o portal Radio X, como já é emprego em aeroportos estrangeiros, diante os altos riscos de atentados”, ressalta o autor da matéria.

Dilceu ainda ressalta que ao evitar a entrada de armas, telefones, drogas e outros objetos na penitenciária é reduzir o risco de rebeliões, comércio ilícito, corrupção e capacidade de gerenciamento da criminalidade externa.

“Entendemos que a extensão destes danos contribui significativamente para o aumento da criminalidade em nossa capital. Portanto, temos que tomar providências que possam sanar estes atos proibidos, ainda que a um custo mais alto. Tenho certeza que esta iniciativa contribuirá ara transformar a Penitenciária Pascoal Ramos em um presídio que realmente possa ser chamado de segurança máxima”, conclui o parlamentar.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com