Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 17 de março de 2005 10h17


O QUE OS PODERES CONSTITUíDOS PODEM FAZER PARA PROMOVER A COMPATIBILIZAçãO DAS CRESCENTES OSCILAçõES DO DóLAR COM AS CONDIçõES DE SUSTENTAçãO DO PRODUTOR NO CAMPO? COMO ANDA O SETOR AGROPECUáRIO NO ESTADO E QUE POLíTICAS. PODEM SER ADOTADAS A PEQUENO, MéDIO E LONGO PRAZO PARA QUE MATO GROSSO CONTINUE OSTENTANDO LUGAR DE DESTAQUE NA PRODUçãO AGROPECUáRIA? QUESTõES COMO ESTAS CONSTITUEM PAUTA DE UMA AUDIêNCIA PúBLICA QUE A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA REALIZA HOJE (17)...

AL discute problemas agropecuários hoje

Audiência pública acontece hoje, às 14h30, no Plenarinho da Assembléia Legislativa

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O que os Poderes Constituídos podem fazer para promover a compatibilização das crescentes oscilações do dólar com as condições de sustentação do produtor no campo? Como anda o setor agropecuário no estado e que políticas podem ser adotadas a pequeno, médio e longo prazo para que Mato Grosso continue ostentando lugar de destaque na produção agropecuária? Questões como estas constituem pauta de uma audiência pública que a Assembléia Legislativa realiza hoje (17), às 14:30h, no Auditório Milton Figueiredo, para discutir a situação da agropecuária em Mato Grosso.

A audiência foi requerida pelo deputado Humberto Bosaipo (PFL). Para ele, o setor vive uma realidade em que “tem produtor pagando para trabalhar porque os custos de produção ficaram maiores do que os de venda” - uma realidade que desafia os governos que precisam criar mecanismos para que o produtor continue no campo, e tudo isso sem prejudicar os bancos.

A conjuntura de perdas no setor foi gerada por diversos fatores, a seca, a ferrugem asiática, uma supersafra norte-americana e o principal deles, a desvalorização do dólar frente ao Real. Uma oscilação não esperada. Muitos fizeram empréstimos num cenário de dólar com preço elevado, o dólar caiu e com ele os ganhos.

O lucro foi para baixo, junto com a moeda americana, enquanto os impostos se mantém. A Audiência Publica será realizada pela AL em parceria com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e Sindicatos Rurais. É a terceira atividade política articulada para discutir o setor.

Em novembro de 2004 uma reunião do segmento culminou com a criação da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Depois no início deste mês de março, uma segunda reunião em Rio Verde (GO) com representantes de todo o cerrado brasileiro e a presença do Ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, aprovou a “Carta do Centro- Oeste”, um conjunto de propostas que foi enviado ao presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e que deve ser referendada nesta quinta -feira.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9952-1211 e 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com