Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 5 de agosto de 2005 10h30


A INTEGRAçãO ENTRE O BRASIL E A BOLíVIA SE FORTALECEU AINDA MAIS COM AS HOMENAGENS QUE A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO PRESTOU AOS 180 ANOS DA INDEPENDêNCIA DA BOLíVIA, OCORRIDA EM 06 DE AGOSTO DE 1825. O EVENTO REALIZADO NA PRAçA DAS BANDEIRAS, CONTOU COM A PARTICIPAçãO DAS AUTORIDADES DOS DOIS PAíSES...

AL homenageia comunidade boliviana

Objetivo é promover a harmonia entre os povos e intensificar a integração econômica

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



A integração entre o Brasil e a Bolívia se fortaleceu ainda mais com as homenagens que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso prestou aos 180 anos da Independência da Bolívia, ocorrida em 06 de agosto de 1825. O evento, que foi realizado na noite desta quinta-feira (4), na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, contou com a participação das autoridades dos dois países. Deputado Silval Barbosa, presidente do Legislativo, destacou a importância da harmonia com os povos e reafirmou a necessidade de se firmar parcerias para alavancar a cultura e a economia no mercado internacional.

“A integração do nosso povo com o povo boliviano é importante em todas as áreas”, disse o presidente. Ele defende o fortalecimento da integração e medidas que resolvam as burocracias existentes para que haja um bom relacionamento entre os países vizinhos.

O deputado Mauro Savi (PPS), idealizador da proposta, destacou as ações realizadas na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, como a questão da malha viária e a cooperação firmada entre os policiamentos de fronteira. “Não há integração sem respeito e sem projetos que institua o desenvolvimento”.

Durante o ato cívico, que contou com danças típicas, como a Diablada, Sarau, Tinco e Saya, apresentadas por 40 alunos de escolas dos municípios bolivianos de San Matias e San Inácio de Velasco. Eles prestaram homenagens a Simón Bolívar, libertador de países como Bolívia, Venezuela e Equador. No total, Mato Grosso recebeu 50 pessoas da delegação formada pelos países: Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

A Assembléia Legislativa promoveu o evento em parceria com a Federação de Integração Cultural Sul-americana (Ficsa-MT), Associação dos Imigrantes Bolivianos em Mato Grosso, Secretaria Estadual de Cultura baseada na Lei Estadual nº 8.295, de autoria do deputado Mauro Savi (PPS), que institui o dia da comunidade boliviana em Mato Grosso.

Segundo o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, a operação Estradeiro Internacional, realizada pelo Governo do Estado, consolidou a aproximação de Mato Grosso com a Bolívia. “Principalmente nas partes do desenvolvimento econômico e de infra-estrutura, que estamos trabalhando juntos, como na questão de estradas, da Hidrovia Paraguai/Paraná e na implantação do portal, que provavelmente será em Santa Cruz de La Sierra, para receber cargas de Mato Grosso, assim como Cuiabá vai receber as cargas da Bolívia”, explicou o secretário.

Ele também antecipou que no final deste mês, uma comitiva formada por professores, jornalistas, assessores e alunos conhecerão o “Circuito das Missões”, na Bolívia.

Estiveram presentes: o cônsul da Bolívia em Mato Grosso, Edmundo Rocca, o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot e o presidente da Fiemt, Nereu Pasini. Na oportunidade, o grupo de dança folclórica Renovação, de Santo Antônio de Leverger, também apresentou o Siriri e Boi Bumbá – tradição da região, aos visitantes. Semanalmente, o Renovação se apresenta no centro de Cuiabá, pelo projeto Samba na Praça.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com