Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de outubro de 2003 12h08


AL inicia aprovação de prêmio aos educadores

A proposta é da deputada Verinha Araújo, do PT

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A Assembléia Legislativa aprovou hoje (quinta-feira), em primeira votação, um Projeto de Lei que cria o Prêmio “Educador Mato-grossense”. A premiação, uma iniciativa da deputada Verinha Araújo, do PT, deverá ser concedida anualmente, todo dia 15 de outubro (Dia do Professor).

Caso seja aprovada, a premiação consistirá de diplomas concedidos aos educadores pelo Poder Legislativo. Serão homenageados todos aqueles que se destacarem pela realização de trabalhos inovadores, criativos e transformadores nas escolas estaduais. Além dos professores, o prêmio será concedido também aos especialistas em educação.

O projeto da deputada prevê que a premiação será regional. O processo de escolha começará nas escolas, através do voto de pais, alunos e funcionários. O educador mais votado representará a escola numa etapa municipal. Em seguida, os indicados de cada escola disputarão uma etapa regional.

Nas escolas, a escolha será feita por uma comissão que terá a seguinte composição: cinco integrantes da comunidade escolar (um pai ou mãe, um professor ou professora, um funcionário ou funcionária) e dois alunos, escolhidos pelos próprios estudantes. Na etapa municipal, a comissão será composta por um representante do sindicato ou associação municipal, dois pais, dois professores, dois funcionários e dois alunos, todos escolhidos entre os componentes das comissões de escola. Na fase regional, a comissão será composta de dois representantes do Sintep, dois representantes dos alunos, escolhidos entre os componentes das comissões municipais e um representante da Regional da Secretaria Estadual de Educação.

Os indicados terão seu nomes indicados pelas regionais até o dia 15 de setembro. A entrega da premiação será feita em solenidade oficial na sessão mais próxima possível do dia 15 de outubro.

Na justificativa ao projeto, Verinha explica que o projeto tem por finalidade reconhecer a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da área da educação da rede publica estadual. “Trata-se de reconhecer o trabalho destes profissionais, valorizando-os e incentivando-os para continuarem a desenvolver a qualificação e formação dos nossos jovens”, alega a deputada. Verinha não pode acompanhar a votação do projeto porque está em Brasília. Ela é a única deputada estadual que participa da Conferência Nacional das Cidades.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com