Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 21 de janeiro de 2004 10h46


AS DIFICULDADES PARA A REGULARIZAçãO FUNDIáRIA NAS REGIõES NORTE E ARAGUAIA, EM MATO GROSSO, LEVARAM EMPRESáRIOS RURAIS A RECORREREM à ASSEMBLéIA LEGISLATIVA. ELES RECORRERAM AO GABINETE DO PRIMEIRO SECRETáRIO, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), QUE ESTá DESDE AS 14HS, DE HOJE (21), NUMA AUDIêNCIA ENTRE OS CERCA DE 40 EMPRESáRIOS DA ASSOCIAçãO DOS FAZENDEIROS DO VALE ARAGUAIA E DO XINGU (ASFVAX) COM O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PPS),NO PALáCIO PAIAGUáS

AL intermedia audiência de empresários com governo

As reivindicações chegaram ao gabinete do primeiro secretário, deputado Silval Barbosa (PMDB), que viabilizou para hoje, (21), às 14hs, uma audiência entre os cerca de 40 empresários da Associação dos Fazendeiros d

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE IMPRENSA



As dificuldades para a regularização fundiária nas regiões Norte e Araguaia, em Mato Grosso, levaram empresários rurais a recorrerem à Assembléia Legislativa, na tentativa de obterem do governo estadual uma solução para o problema.

As reivindicações chegaram ao gabinete do primeiro secretário, deputado Silval Barbosa (PMDB), que está desde as 14hs de hoje (21), numa audiência entre os cerca de 40 empresários da Associação dos Fazendeiros do Vale Araguaia e do Xingu (ASFVAX)com o governador Blairo Maggi (PPS), no Palácio Paiaguás.

Para o encontro foi confirmada a presença do presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (INTERMAT), Jair Mariano, que vai apresentar planilha de estudos sobre a regularização fundiária que está sendo implementada pelo atual governo.

De acordo com informações da ASFVAX, o governo tem se mostrado sensível à questão das duas regiões ao atender os associados, que em função de irregularidades fundiárias, não obtiveram acesso às linhas de créditos e programas do governo estadual e federal.

Os associados também observaram ser importante a participação da bancada federal mato-grossense nas reivindicações junto ao governo federal referente à linha de créditos.

Da mesma tese concordou Silval Barbosa, que assegurou estar buscando mobilização dos deputados federais em Brasília. “É importante a mobilização de todos os setores para solucionarmos um problema crítico e antigo nessas duas regiões”, disse Silval.

Na avaliação do parlamentar, os associados têm tido prejuízos irreparáveis devido às dificuldades financeiras enfrentadas por falta da regularização de suas terras, o que impossibilita a renovação de empréstimos e da abertura de novos financiamentos para agricultura e outros empreendimentos no Araguaia e Norte do Estado.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9983-7290


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com