Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 4 de março de 2004 10h54


“A OBRA REúNE TEXTOS APRESENTADOS QUE REVELAM CENáRIOS PROMISSORES E MOSTRAM QUE, POR MEIO DO PLANEJAMENTO E DE AçõES ESTRATéGICAS, MATO GROSSO ESTARá NA VANGUARDA DO DESENVOLVIMENTO SóCIO-ECONôMICO BRASILEIRO”, RESSALTA O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA E AUTOR DO PRêMIO, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB)...

AL lança livro sobre Prêmio Sávio Brandão

Livro reúne os cinco trabalhos vencedores do Prêmio Sávio Brandão

ANDRÉIA FONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



“Pensando o Futuro de Mato Grosso”, livro que reúne os cinco trabalhos vencedores do Prêmio Sávio Brandão, será lançado hoje (04), na Assembléia Legislativa, às 20 horas.

“A obra reúne textos apresentados que revelam cenários promissores e mostram que, por meio do planejamento e de ações estratégicas, Mato Grosso estará na vanguarda do desenvolvimento sócio-econômico brasileiro”, ressalta o presidente da Assembléia e autor do prêmio, deputado José Riva (PTB).

O deputado lembra que entre os 41 inscritos surgiram preocupações e sugestões de melhorias em relação a diversos setores, como o sistema viário, o energético e o industrial - dentro outros - e como inserir nossa economia num estágio superior ao de primário-exportadora.

“Mas também surgiram preocupações com a melhoria da qualidade de vida do cidadão, com programas de saúde, de reflorestamento e educação ambiental, de reeducação penal, de coleta de lixo, de levar cultura e cidadania às periferias das cidades.

Enfim, foram demonstrações de confiança de que o homem deve ser o maior beneficiado com o crescimento da economia”, ressalta Riva.

Os estudos foram feitos em cima da idéia de como os participantes gostariam que estivesse Mato Grosso em 2030 e as ações necessárias para que este cenário de fato se concretize.

O vencedor do prêmio foi o trabalho “Mato Grosso 2030: os caminhos para um novo Estado”. “Não montamos um projeto pronto, mas é uma idéia que se for aplicada podemos alcançar avanços significativos para o Estado. São diretrizes gerais”, ressalta o bacharel em Direito Amir Bem Kauss, componente do grupo formado ainda por Gavur Kirst e Victor Humberto da Silva Mailman.

Amir explica que o projeto propõe a formação de um conselho que seria formado por cinco subgrupos, denominado GD5MT (Grupo de Desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso).

Cada subgrupo criaria uma política para a sua área de atuação. “Depois, todos os subgrupos se reuniriam e formariam um projeto único de desenvolvimento para o Estado”, conclui.

Ele ainda ressalta o Prêmio Sávio Brandão como “um fator histórico” para a sociedade mato-grossense.

“A Assembléia, por meio do presidente Riva, deu a oportunidade para a sociedade dizer como o Estado deve ser e quais os instrumentos podem ser usados. A Assembléia abriu as portas para o povo e nós conseguimos entender o que ela queria, uma visão global de como desenvolver nosso Estado. Esperamos agora que consigam dar prosseguimento a estes trabalhos”.

Em segundo lugar, “Mato Grosso: um sonho em 2003, uma realidade em 2030 “, de Gabriel da Silveira Matos, que focou o investimento na educação do ser humano; diversificação do agronegócio; incentivo ao progresso dos municípios; magnetização viária do coração da América e a preservação ambiental.

“O prêmio colocou as pessoas para pensarem para onde estamos indo. Só vivemos o presente. A preocupação é sempre com os problemas urgentes e não se faz planejamento. O trabalho fez com que as pessoas pensassem o futuro e direcionassem as ações”.

O terceiro lugar foi o trabalho “Mato Grosso terra de prosperidade” de autoria de Arley Carlos Silva. Para ele, o desafio é gerar no Estado as inovações tecnológicas exclusivas que faltam para propiciar à produção um alto valor econômico agregado e uma forte competitividade nos mercados internacionais.

“Para vencer este desafio, precisamos criar políticas públicas de fomento à inovação própria gerada no setor produtivo, principalmente para tecnologias já existentes e comerciais”.

O quarto lugar ficou para o trabalho “Necessária separação entre as causas e os sintomas dos problemas do Estado de Mato Grosso”, de autoria de Fábio Bergamin Capela, José Walter Ribeiro e Vanessa C. M. Zago Ribeiro. O grupo apresentou os problemas e as suas razões para só depois propor soluções.

E com o quinto lugar “Pensando o futuro de Mato Grosso”, de André L. Rabello da Silva, Rafael Majszak Macon e Rodrigo C. Rabello Fernandes.

O Prêmio

Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) ressalta que o Prêmio Sávio Brandão foi criado em 2003 como forma de estímulo ao debate e à participação social em questões pertinentes ao planejamento e desenvolvimento do Estado. Foi, também, uma forma encontrada para homenagear o jornalista Sávio Brandão, fundador da Folha do Estado, assassinado em 2002.

“A proposta era de envolvimento da sociedade, a fim de que surgissem idéias para o desenvolvimento do Estado. E o nosso objetivo foi atingido. Coletamos boas sugestões sobre o que estudiosos e estudantes pensam sobre Mato Grosso”, lembra Riva.

A comissão julgadora do Prêmio Sávio Brandão contou com a participação da jornalista Maria Santíssima, representante do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Paulo Speller; da professora Nancy Yung, da Unemat; do diretor de Redação do Diário de Cuiabá, Gustavo Oliveira; do reitor da Unic, Altamiro Galindo e os secretários de Planejamento, Yênes Magalhães, e de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa do deputado Riva
Fones: 613-2501/9972-8390
Site: www.joseriva.com.br
E-mail: imprensa.riva@al.mt.gov.br


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com