Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de dezembro de 2003 18h46


A POSSIBILIDADE DE O GOVERNO INCLUIR ALIMENTOS TRANSGêNICOS NA MERENDA ESCOLAR FOI AFASTADA, APóS A APROVAçãO DE UM PROJETO NO LEGISLATIVO DE AUTORIA DO LíDER DO GOVERNO, DEPUTADO RENê BARBOUR (PPS).“NãO é POSSíVEL QUE NUM ESTADO COMO NOSSO UM DOS MAIORES PRODUTORES AGRíCOLA DO PAíS TER QUE SUBMETER AS NOSSAS CRIANçAS AOS RISCOS DOS ALIMENTOS TRANSGêNICOS”, DISSE BARBOUR

AL rejeita transgênicos na merenda escolar

Pela proposta do parlamentar, acata por unanimidade, o governo fica proibido de incluir no cardápio da rede de ensino público, alimentos transgênicos - resultantes de Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

CECÍLIA GONÇALVES / SECRETARIA DE IMPRE



A possibilidade de o governo incluir alimentos transgênicos na merenda escolar foi afastada, após a aprovação de um projeto no Legislativo de autoria do líder do governo, deputado Renê Barbour (PPS).

Pela proposta do parlamentar, acata por unanimidade, o governo fica proibido de incluir no cardápio da rede de ensino público, alimentos transgênicos - resultantes de Organismos Geneticamente Modificados (OGM).

“Não é possível que num estado como nosso um dos maiores produtores agrícola do país ter que submeter as nossas crianças aos riscos dos alimentos transgênicos”, disse Barbour.

O projeto aprovado na última terça-feira segue agora para sanção do governador Blairo Maggi (PPS) para em seguida, ser publicado em Diário Oficial e revogada suas disposições.

Barbour afirmou que tomou por base, dados da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, divulgados pela revista “New Scientist”, revelando que “não é aconselhável o plantio de alguns alimentos transgênicos em países de clima tropical”.

Ainda de acordo com as informações da Universidade, um teste em laboratório com temperaturas altas, os talos da soja transgênica se abriram assim que surgiram as primeiras folhas, expondo, como conseqüência, a planta a infecções secundárias.

Segundo os pesquisadores norte americanos, o problema pode levar a uma perda de até 40 % (quarenta por cento) da safra. Isto posto, convenhamos, se o plantio não é recomendável o consumo também não será.

“E foi com o pensamento voltado para o bem estar dos estudantes do nosso estado que apresentei esse projeto”, disse Barbour.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com