Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de outubro de 2005 13h01


O PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE (PNJ), QUE ESTá TRAMITANDO NA CâMARA FEDERAL (PROJETO DE LEI 4.530/2004), SERá DEBATIDO EM MATO GROSSO NO DIA 11 DE NOVEMBRO. O SEMINáRIO SERá REALIZADO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, SENDO A ORGANIZAçãO UMA PARCERIA DOS MEMBROS DA COMISSãO ESPECIAL DESTINADA A ACOMPANHAR E ESTUDAR POLíTICAS PúBLICAS PARA A JUVENTUDE (CEJUVENT) – DEPUTADOS FEDERAIS CELCITA PINHEIRO (PFL), THELMA DE ...

AL sedia debate do Plano Nacional da Juventude

Reunião entre as deputadas federais Celcita Pinheiro e Thelma de Oliveira com o deputado Bosaipo e representantes de segmentos da juventude definiu o seminário de MT

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE IMPRENSA



O Plano Nacional de Juventude (PNJ), que está tramitando na Câmara Federal (Projeto de Lei 4.530/2004), será debatido em Mato Grosso no dia 11 de novembro. O seminário será realizado na Assembléia Legislativa, sendo a organização uma parceria dos membros da Comissão Especial Destinada a Acompanhar e Estudar Políticas Públicas para a Juventude (CEJUVENT) – deputados federais Celcita Pinheiro (PFL), Thelma de Oliveira (PSDB) e Carlos Abicalil (PT) -, o Legislativo Estadual e representantes da juventude.

A primeira reunião contou com a participação das deputadas Celcita e Thelma de Oliveira, o deputado Humberto Bosaipo (PFL), representantes do deputado Abicalil e representantes da juventude do PFL, PPS, PMDB e PPS, além do DCE da UFMT e JR8.

No seminário regional será indicado um delegado para a participação da discussão nacional, que será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando serão apresentadas as conclusões dos grupos com a elaboração da redação final das contribuições de cada Estado.

“Queremos que a juventude dê sugestões para melhorar e subsidiar o Plano Nacional”, ressalta a deputada Celcita Pinheiro, lembrando que o Plano possui 13 grupos temáticos que serão discutidos no seminário, todos voltados para a atender a juventude, desde a educação até o emprego.

Na oportunidade, o deputado Bosaipo defende que já se inicie a discussão sobre o Plano Estadual da Juventude. “A Assembléia vai trazer a juventude para discutir este projeto e tirar propostas para um plano estadual”, ressaltou.

Segundo a deputada Thelma Oliveira, o plano está abrangente mais é preciso avaliar todos os programas que estão sendo propostos.

O Plano

O Plano Nacional da Juventude nasceu junto com a instituição da CEJUVENT, criada por Ato da Presidência da Câmara dos Deputados, em 2003. O PNJ é voltado para jovens entre 15 e 29 anos, que representam hoje quase 170 milhões de habitantes, quase 30% da população.

O conteúdo que agora será debatido em seminários regionais foi elaborado após a realização de audiências públicas, seminários e encontros regionais de diferentes temas relacionados com a juventude.

O PNJ possui nove prioridades, sendo: erradicar o analfabetismo da população juvenil, nos próximos cinco anos, participando o Brasil da Década das Nações Unidas para a alfabetização (2003-2012); garantir a universalização do ensino médio, público e gratuito, com a crescente oferta de vagas e de oportunidades de educação profissional complementar à educação básica; oferecer bolsas de estudo e alternativas de financiamento aos jovens com dificuldades econômicas para o ingresso, manutenção e permanência no ensino superior; incentivar o empreendedorismo juvenil; ampliar a cobertura dos programas do primeiro emprego; promover atividades preventivas na área de saúde; criar áreas de lazer e estimular o desporto de participação; incentivar projetos culturais produzidos por jovens e garantir a inclusão digital, disponibilizando computadores nas escolas e nas universidades, oferecendo cursos e viabilizando o acesso à Internet.

Dentro das temáticas que compõem o PNJ e que serão debatidas durante o seminário está a emancipação juvenil; bem-estar juvenil; desenvolvimento da cidadania e organização juvenil; apoio a criatividade juvenil e eqüidade de oportunidades para jovens em condições de exclusão.

Nesta quinta-feira, uma comissão formada por representantes de diversos segmentos da juventude de Mato Grosso, se reúne novamente, às 15h, na Assembléia, para definir as estratégias para o seminário e agregar mais entidades à discussão.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com