Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de agosto de 2004 16h34


UM NOVO MODELO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL ESTá SENDO DEBATIDO NO ESTADO DE MATO GROSSO. BASEADO NESSA PERSPECTIVA, O GOVERNO DO ESTADO BUSCA IMPLEMENTAR UM ESTUDO DOS MAIS COMPLEXOS EM TEMA DE ZONEAMENTO. O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PPS) E PARTE DE SEU SECRETARIADO ESTIVERAM NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA...

AL vai aprovar modelo de ordenamento territorial

Os deputados vão apreciar o projeto durente sessão plenária

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Um novo modelo de ordenamento territorial está sendo debatido no estado de Mato Grosso. Baseado nessa perspectiva, o Governo do Estado busca implementar um estudo dos mais complexos em tema de zoneamento. O governador Blairo Maggi (PPS) e parte de seu secretariado estiveram na Assembléia Legislativa, justificando o projeto para os deputados.

A mensagem nº 71, institui a Política de Planejamento e Ordenamento Sustentado do Estado de Mato Grosso e estabelece os Planos de Ação e Gestão, cria o Sistema Integrado de Gestão e Planejamento.

“O zoneamento será debatido em todo o Estado e acho possível crescer sem destruir o meio ambiente”, afirmou Riva, após receber de Blairo Maggi, a proposta.

Para o governador, o trabalho com o zoneamento é uma iniciativa que o Estado já vem desenvolvendo já algum tempo e ele espera que o projeto seja um espelho para os demais estados brasileiros. “A partir de uma política de estudo,vamos seguir dentro das normas para não agredir o meio ambiente no Estado”, explicou o governador.

De acordo com Maggi, a administração pública, com as mudanças estruturais decorrentes da Reforma Política e Administrativa do Estado, sente a necessidade de se preparar para oferecer respostas para as questões internas de governabilidade e para as externas decorrentes das novas relações sócio-econômicas.

“O modelo de zoneamento proposto tende a levar em conta princípios que irão permitir a obtenção de uma visão ampla e articulada dos problemas que afetam o desenvolvimento de uma região em todos os seus aspectos”, define Maggi.

Consta ainda no projeto de zoneamento, o diagnóstico Sócio-Econômico-Ecológico (DSEE) que constitui o instrumento técnico básico para a formulação e implementação do Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico (ZSEE), na medida em que forneceu as informações técnicas e científicas necessárias às proposições das diretrizes das zonas, formando as bases de orientações à planificação das intervenções à realidade mato-grossense, e ainda, na proporção que criou uma estrutura capaz de dar suprte à gestão do território.

Uma vez aprovado, o projeto de lei dará ao zoneamento a função de nortear as políticas públicas ambiental e de desenvolvimento do Estado, bem como os empreendimentos agropecuários, o ordenamento do espaço e o uso disciplinado dos recursos naturais.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597/2553 ou 9982-0261/9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com