Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 11 de agosto de 2008 12h19


AS ESCOLAS E ALUNOS DOS MUNICíPIOS DE CUIABá, VáRZEA GRANDE, CHAPADA DOS GUIMARãES E SANTO ANTôNIO DE LEVERGER DEVEM FICAR ALERTAS. A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, PRESIDIDA PELO DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PR), E POR INTERMéDIO DA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ESTRATéGICO,SOB A COORDENAçãO DE ABíLIO CAMILO FERNANDES, LANçA AINDA ESTE MêS, A SEGUNDA EDIçãO DO PROJETO PARLAMENTO MIRIM MATO-GROSSENSE. O PROJETO é PARTE DO PROGRAMA JOVEM CIDADãO, INSTITUíDO PELA RESOLUçãO Nº 400 DE 2001 DE AUTORIA DO EX-DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO. ELE POSSIBILITA A VIVêNCIA DO PROCESSO DEMOCRáTICO POR UM DIA AOS ESTUDANTES QUE APRESENTAREM PROJETOS RELEVANTES PARA A SOCIEDADE.

AL vai promover segunda edição do Parlamento Mirim

Projeto possibilita a vivência do processo democrático por um dia aos estudantes que apresentarem projetos relevantes para a sociedade

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



As escolas e alunos dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger devem ficar alertas. A Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), e por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Estratégico,sob a coordenação de Abílio Camilo Fernandes, lança ainda este mês, a segunda edição do projeto Parlamento Mirim Mato-grossense.

O projeto é parte do Programa Jovem Cidadão, instituído pela Resolução nº 400 de 2001 de autoria do ex-deputado Humberto Bosaipo. Ele possibilita a vivência do processo democrático por um dia aos estudantes que apresentarem projetos relevantes para a sociedade.

De acordo com o coordenador desta edição do projeto, Manoel Paes de Roma Neto, o cronograma de atividades começa nesta sexta-feira (15) quando a Casa disponibilizará no site www.al.mt.gov.br todas as informações necessárias às escolas e estudantes interessados. “Estaremos divulgando o edital, o manual, regulamento, a resolução e a história do parlamento, além de modelos de projetos”, anunciou Manoel.

Seguindo o cronograma, de 29 de setembro a 03 de outubro as escolas deverão providenciar os projetos que disputarão a vaga, com seus respectivos autores. O dia 06 de outubro é a última data para que as escolas protocolem o projeto na AL. De 07 a 17 de outubro a Comissão Julgadora fará a análise das proposituras. No dia 17 de outubro será feita a divulgação dos projetos selecionados. Dias 23 e 24 de outubro e 06 de novembro acontecem seminários com os deputados mirins eleitos, e, em 07 de novembro, será instalada a segunda legislatura do Parlamento Mirim Mato-grossense.

Para o desenvolvimento do programa, segundo Manuel, a Assembléia conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação. A novidade desta segunda edição do projeto é a integração dos municípios de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. A meta, de acordo com Manoel, é que nesta edição o projeto seja ampliado para chegar a todos os municípios. A primeira edição do Parlamento Mirim Mato-grossense foi realizada em 2005. Ao todo, 24 deputados mirins foram eleitos e diplomados em sessão solene realizada no dia 18 de novembro de 2005. A disputa envolveu 70 projetos apresentados por alunos de 5ª a 8ª séries, de escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande.

Compuseram a primeira edição do Parlamento Mirim, a presidente deputada mirim Ingrid Daiane Silva, do Partido dos Direitos Humanos - (aluna da Escola Estadual da Polícia Militar); primeiro-secretário, deputado mirim Otávio Lobo Cavalcante, do Partido da Educação, -(aluno da Escola Estadual Alcebíades Calhao); segunda-secretária, deputada mirim Suzany de Medeiros Siqueira (Partido Temático da Educação, do Colégio Liceu Salesiano, integrantes da Mesa Diretora.

Além dos membros, Louise Rodrigues Borges, 8ª série do Colégio Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller em Cuiabá; Marcela Maria de Jesus, 6ª série da escola Estadual Salim Felício em Cuiabá; Anderson Ribeiro Santos, 7ª série, Escola Municipal Lúcia Leite Rodrigues, Várzea Grande; Laura Cristina de Almeida, 7ª série, Escola Municipal Júlio Correa da Costa, Várzea Grande; Laíza C. de Almeida Figueiredo, da escola de educação Básica Diva Hugueney de S. Bastos em Cuiabá; Fernanda Simione, 7ª série, Educandário Espaço do Saber em Cuiabá; Vinicius Alexandre Leão Martins, 7ª série, Escola estadual Presidente Médici em Cuiabá.

Ainda, Laura Olívia dos Santos, Escola Estadual Joaquim Cerqueira Caldas, Cuiabá; Roberta Aparecida Campos Rolon, 7ª série, Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, Cuiabá; Melisa Rodrigues da Silva, 8ª série, Escola Estadual professora Ângela Jardim Botelho, Várzea Grande; Diego Almeida Sabbadini, 6ª série, Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Várzea Grande; Keity nathany da Silva Soares, 7ª série, Escola Municipal Benedita bernardina Curvo, Várzea Grande; Luis Eduardo Duque Amorim, 7ª série, Escola Estadual 25 de abril em Cuiabá; Fabrícia Ferreira de Sousa, 8ª série, Escola Estadual Elmaz Gattai Monteiro, Várzea Grande.

Também, Júlio César Costa Santos, 8ª série, Escola Estadual Nadir de Oliveira, Várzea Grande; Michele Rosa de Melo, 7ª série, Escola Municipal Padre Luis Maria de Várzea Grande; Michele Carolina dos anjos Brandão, 6ª série, Escola Municipal Napoleão José da Costa, Várzea Grande; Kisla Teixeira Gomes, 8ª série, Centro Educacional Luzes do Saber, Cuiabá; Cezari Augusto de Oliveira Costa, 8ª série, Escola Estadual Licínio Monteiro, Várzea Grande; Júlio César de S. Araújo, 7ª série, Escola Estadual Newton Alfredo de Aguiar, em Cuiabá e, Jéferson Manaus Maciel, 5ª série, Escola Estadual Fenelon Muller, Cuiabá.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Telefone: 3901 6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com