Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de outubro de 2003 10h17


Alencar incentiva indústria de fécula em Barra

Deputado garante que empreendimento vai gerar novos empregos e investimentos para a região

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



O município de Barra do Garças terá a primeira indústria de fécula de mandioca de Mato Grosso. Com um investimento na ordem de R$ 3 milhões, a indústria vai gerar mais de cem empregos diretos e 300 indiretos. Apoiados por dois empresários de Barra, Cláudio Piker e Vasco Milhomen, a idéia surgiu após uma negociação com mais dez empresários da região que vão apostar no investimento.

“O deputado Alencar Soares (PTB) é o porta-voz direto de Barra junto ao Governo do Estado. Ele está nos apoiando em tudo e será uma pessoa importante para a montagem da indústria na região demonstrando grande interesse neste investimento com a ajuda de locação de áreas para a construção da obra”, disse Cláudio Piker.

De acordo com informações do empresário, na área da matéria-prima serão investidos 2,5 mil hectares para a fécula da mandioca e a previsão com a fábrica em franco desenvolvimento está prevista para 2004.

“Será um passo importante para o desenvolvimento de Barra do Garças, pois teremos mais empregos e investimentos na região. Acredito que os empresários terão lucro certo neste investimento”, explicou Alencar Soares.

Nos primeiros meses serão plantadas as variedades de mandiocas I.A.C.- 12 e I.C.A.- 14, e conforme explicações de Cláudio Piker, os estudos começaram há vários meses junto com 10 investidores da região. A fécula da mandioca é uma substância de liga e consistência utilizado no pão-de-queijo e produtos farmacêuticos.

Para Alencar Soares, a região é propícia ao plantio da mandioca e pode ser mais rentável que outras plantações na região. “Será uma idéia nova que certamente trará grandes benefícios para Barra do Garças”, aposta ele.

Os agricultores vão utilizar dois tipos de planta. Uma com ciclo de 12 meses e outra com 18 meses. A estimativa dos empresários é investir cerca de R$ 4 milhões em área agrícola.

O empresário disse que tomou a iniciativa de instalar a indústria porque no município existem várias propriedades familiares, necessitando de novas opções para investimentos e produção. Segundo Piker, desde a decadência de outras agriculturas, há vários anos, os sitiantes vêm tentando encontrar novas formas de rendimento.

Apostando no desenvolvimento do município com a implantação da indústria de fécula, o parlamentar exemplifica que a valorização do produto ocorreu principalmente devido aos problemas de abastecimento de trigo em todo o país, que se tornou mais caro e fez com que muitas empresas de alimentos e panificação o substituíssem pela fécula de mandioca.

“A indústria de massas e biscoitos também estão fazendo a substituição, dentro do possível, além disso, o aumento da raiz induziu as fecularias a elevarem seus preços finais. Acredito que chegou o momento de investir nesse produto e Barra do Garças está de portas abertas para receber mais uma indústria”, comentou Alencar Soares.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com