Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de março de 2006 15h41


AS DIVERSAS FACETAS DO CRESCIMENTO DO TURISMO EM MATO GROSSO FORAM APRESENTADAS NESTA QUINTA-FEIRA, DURANTE SESSãO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO TURISMO (01 DE MARçO). A NECESSIDADE DE MAIS INVESTIMENTOS, DE CAPACITAçãO DA MãO-DE-OBRA, INFRA-ESTRUTURA, GARGALOS COMO O AEROPORTO MARECHAL...

Alternativas para o turismo são debatidas na AL

Deputado Freitas anunciou que um entendimento com a Mesa Diretora da Assembléia garantiu maior abertura na TV Assembléia, Canal 36, para divulgação dos potenciais turísticos de Mato Grosso

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



As diversas facetas do crescimento do turismo em Mato Grosso foram apresentadas nesta quinta-feira, durante sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Turismo (01 de março). A necessidade de mais investimentos, de capacitação da mão-de-obra, infra-estrutura, gargalos como o aeroporto Marechal Cândido Rondon e fatores positivos tiveram ênfase durante a discussão.

Entre as boas notícias para o trade turístico, o deputado federal Ricarte de Freitas (PTB), que estava presente na sessão, informou que nesta semana foi assinado o contrato emergencial, pelo governo federal, para a conclusão do Bloco C no Aeroporto Internacional de Várzea Grande, Marechal Cândido Rondon, e demolição do Bloco B. “Até agosto será definido se será realizada uma licitação ou será dada continuidade ao programa emergencial”, destacou o parlamentar.

Aos estudantes do curso de Turismo de faculdades da capital que estavam presentes, Ricarte trouxe outra notícia, de que a proposição para a regulamentação da profissão de turismólogo acabou vetada, mas garantiu que seu gabinete, em Brasília, já está encaminhando nova proposição, sem os vícios que não deixaram a proposta ser sancionada. O parlamentar ainda lembrou que Mato Grosso vai receber do governo federal o maior volume de investimentos, para o setor do turismo, de todos os tempos.

Secretária de Estado de Turismo de Mato Grosso, Yeda Marli, que participou da sessão e foi agraciada com o título de cidadã mato-grossense, afirmou que a conclusão das obras do aeroporto Marechal Rondon, cuja capacidade para receber turistas já está defasada, é uma das lutas deste governo. E citou os avanços no setor, como o orçamento para a secretaria este ano, embora criticado por alguns, foi fixado no dobro do orçamento de 2005.

“Nós ganhamos destaque nas feiras nacionais. Elaboramos material de divulgação em seis idiomas. Temos investimentos de R$ 30 milhões da iniciativa privada, que demonstra a crença neste setor. O governo tem um Programa de Desenvolvimento do Turismo, aprovado no final de 2005 e em breve estará sendo implantado o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo”, ressaltou a secretária, enumerando algumas das ações positivas.

Requerente da sessão, o deputado José Carlos de Freitas (PFL) destacou que as potencialidades do turismo no Estado são “infinitas” e qualquer investimento tem retorno garantido. “Esse perfil assegura ao setor o título da atividade que mais cresce no Estado, assim como no mundo”.

O parlamentar ressaltou ainda que o governo está empenhado no desenvolvimento do setor o que é demonstrado pelos estudos, propostas, projetos e ações em discussão. “Toda ação é importante para conseguirmos desenvolver e mostrar as diversas modalidades do turismo mato-grossense, como a rural, a pesca esportiva, a da melhor idade, a cultural, a do ecoturismo, a do turismo de contemplação e a indígena”.

Freitas reafirmou seu empenho para ajudar o setor e ressaltou a criação do Pro-turismo e do Fundo de Desenvolvimento do Turismo, além da individualização da Comissão Permanente de Turismo da Assembléia Legislativa, atualmente ligada à de agropecuária, indústria e comércio.

O parlamentar ainda anunciou que um entendimento com a Mesa Diretora da Assembléia garantiu maior abertura na TV Assembléia, Canal 36, para divulgação dos potenciais turísticos de Mato Grosso, com veiculação de campanhas ligadas ao setor.

Entretanto, José Carlos de Freitas também ressaltou a falta de estradas transitáveis, sinalização, segurança, energia, saúde, como algum dos problemas que ainda impedem um crescimento maior do turismo. Freitas também apontou como “vergonhoso” o Orçamento que a Secretaria de Turismo vem tendo ao longo dos anos, e ponderou que “se propostas, projetos e outras ações não forem prioridades, estaremos perdendo tempo”.

Presente à cerimônia, o secretário adjunto de turismo de Cuiabá, Jaime Okamura, destacou o incentivo que a prefeitura tem dado para o desenvolvimento do turismo na capital e afirmou que Cuiabá está numa fase que requer grandes investimentos e envolvimento de todos. Lembrou que a prefeitura lança no próximo dia 20 a campanha “Cuiabá de Portas Abertas”, com o foco principal de captação de eventos.

A sessão solene também foi marcada pela presença maciça de acadêmicos de turismo do Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON, os quais foram estimulados pelo trade a continuarem participando das discussões do setor. “Os alunos de Turismo do Unriodnon são o símbolo da qualidade e do diferencial de Mato Grosso”, ressaltou a secretária de Turismo do Estado, lembrando que o Unirondon foi a primeira Instituição a lançar o curso de Turismo e tem sido parceria do Estado e das prefeituras, ampliando a capacitação de seus acadêmicos e ajudando no desenvolvimento do setor.

“Não há como falar em turismo sem falar em educação e o Unirondon tem preparado mão-de-obra altamente qualificada para atuar no mercado”, acrescentou a reitora do Unirondon, professora Luzia Guimarães, que participou do evento.

Mais informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com