Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Segunda-feira, 10 de novembro de 2003 15h12


NA TENTATIVA DE CONTRIBUIR PARA O ACESSO DE ESTUDANTES DE BAIXA RENDA AO ENSINO SUPERIOR, O DEPUTADO ELIENE LIMA (PSB) APRESENTOU PROJETO DE LEI, QUE INSTITUI O PROGRAMA EDUCACIONAL PRé-VESTIBULAR COMUNITáRIO.

Alunos de baixa renda buscam a Universidade

Defende que Mato Grosso incentive os alunos a ingressar no nível superior, contribuindo efetivamente com a formação dos futuros profissionais.

CECÍLIA GONÇALVES / SECRETARIA DE IMPRE



Na tentativa de contribuir para o acesso de estudantes ao ensino superior, o deputado Eliene Lima (PSB) apresentou Projeto de Lei que institui o Programa Educacional Pré-Vestibular comunitário. O parlamentar explicou que o programa consiste em oferecer a alunos da rede pública de ensino a oportunidade de freqüentar um curso pré-vestibular e se preparar melhor para o vestibular.

O quadro é extremamente constrangedor, principalmente por saber ser o Brasil um país rico, um dos maiores em área, reservas minerais, população, maior potencial hidroelétrico e florestal do mundo, e provavelmente, o que melhores condições possui para tornar-se uma nova potência”, disse o deputado, acrescentando que é constrangedor que desperdice a sua maior riqueza, a inteligência de seus filhos, não lhes oportunizando uma educação integral e contínua.

Para retratar a situação, Eliene Lima apresentou uma pesquisa do IPEA que revela que de cada dez pessoas com um ano de estudo, oito se encontram em absoluta pobreza; aqueles com quatro anos de estudo; seis se encontram na pobreza; doze anos de estudo, o equivalente ao ensino médio, quatro se encontram na pobreza, dos que têm mais de doze anos de estudo, dois se encontram na pobreza.

“Isso reforça a tese de que o fator ensino tem sido um dos determinantes de posição na pirâmide social”, argumentou Eliene. Para ele, não se questiona mais a importância da educação nos tempos de hoje, para os processos de crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo.

Para oportunizar aos alunos da rede pública uma melhor instrumentalização para poder enfrentar a concorrência e o “monstro” do vestibular, na maioria das vezes vencido por poucos que têm condições de pagar um cursinho pré-vestibular.

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