Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de junho de 2006 12h50


OS DEPUTADOS SABATINARAM NESTA QUINTA-FEIRA (22) A SECRETáRIA DE EDUCAçãO, ANA CARLA MUNIZ, QUE PRESTOU ESCLARECIMENTOS SOBRE OS INVESTIMENTOS QUE O GOVERNO VEM REALIZANDO NA áREA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO. A PRESENçA DE ANA CARLA NA CASA FOI REQUERIDA PELA DEPUTADA VERINHA ARAúJO (PT), QUE QUESTIONOU OS RECURSOS APLICADOS E A SITUAçãO DAS ESCOLAS NO ESTADO. DE MANEIRA DIDáTICA, A SECRETáRIA EXPLICOU SOBRE OS AVANçOS OBTIDOS E APRESENTOU, EM SLIDES, FOTOS DAS ESCOLAS ANTES E DEPOIS QUE RECEBERAM OS INVESTIMENTOS (REFORMA, CONSTRUçãO, ETC...

Ana Carla é sabatinada por parlamentares

Verinha afirmou que vai aguardar a manifestação da Secretaria e que pretende compará-las com as despesas de 2005

DA REDAÇÃO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Os deputados sabatinaram nesta quinta-feira (22) a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, que prestou esclarecimentos sobre os investimentos que o Governo vem realizando na área educacional em Mato Grosso. A presença de Ana Carla na Casa foi requerida pela deputada Verinha Araújo (PT), que questionou os recursos aplicados e a situação das escolas no Estado.

De maneira didática, a secretária explicou sobre os avanços obtidos e apresentou, em slides, fotos das escolas antes e depois que receberam os investimentos (reforma, construção, etc...). No entanto, ela não respondeu um requerimento da deputada Vera Araújo (PT) sobre as denúncias de que o Estado não aplica corretamente os 25% destinados à educação e ainda está usando os recursos para o pagamento de aposentados. Ana Carla assegurou que vai encaminhar – nos próximos dias, documentação sobre esses questionamentos.

Verinha afirmou que vai aguardar as respostas da Seduc e que pretende compará-las com as despesas de 2005. “Vamos aguardar o relatório da Seduc que pretendemos checar com as contas de 2005. Foi infeliz a postura da bancada do Governo. A Ana Carla ficou restrita a mostra fotos de obras realizadas e que têm problemas graves”, disse Vera.

De acordo com informações, as reformas das escolas de Mato Grosso anunciadas pelo Governo não chegam a 1/3 do que foi mostrado em relatório pela secretária durante o tempo em que esteve na AL. “Muitas escolas apresentam problemas graves de estrutura física devido a precariedade do material que é usado”, explicou Vera.

Na avaliação do deputado José Carlos do Pátio (PMDB), a sabatina fortalece a relação entre o Executivo e o Legislativo no sentido de haver a iniciativa parlamentar de ajudar administrar o Estado. “O Executivo não pode nos olhar como rivais, mas sim, como aliados dele para a manutenção do Estado”, analisou Zé do Pátio, ao avaliar a estratégia de retirada da bancada do PPS.

Sintep- O Sindicato dos Profissionais da Educação (SINTEP) pretende ingressar com Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) contra a Secretaria Estadual de Educação, que tem a frente à secretária Ana Carla Muniz. A informação é do presidente do SINTEP, Júlio César, ao comentar sobre a sabatina dos deputados à Ana Carla Muniz, na Assembléia Legislativa para justificar as perdas de receita da pasta, nos últimos dois anos. Segundo Júlio César, tramita na primeira Vara da Fazenda Pública, uma Ação Popular questionando a precariedade do material utilizado pela Seduc, nas reformas de escolas do Estado.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com