Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de janeiro de 2018 17h47


FISCALIZAÇÃO

Após articulação de Allan, ALMT cria CPI para investigar fundos

Legislativo constitui primeira comissão no atual governo para investigar desvios do Fethab e Fundeb

TEO MENESES / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa criou a primeira comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o atual governo de Mato Grosso. A criação se deu na tarde dessa terça-feira (16) mediante articulação do deputado Allan Kardec (PT). Levará à investigação de uso de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ao todo, 15 parlamentares assinaram o requerimento, que não precisou passar por votação em plenário, conforme prevê o Regimento Interno da Assembleia. Falta apenas a Mesa Diretora publicar o ato e nomear cinco membros. Serão eles que farão a sessão de instalação da CPI, o que deve ocorrer em fevereiro.

“Essa é uma vitória da população de Mato Grosso. É um dia marcante, pois a Assembleia está retomando o seu papel de fiscalizador. Além do mais, essa denúncia de desvio de recursos dos fundos para aplicar em outras áreas é muito grave. Tem que ser investigado”, afirma Allan.

A criação da CPI foi articulada ao longo do dia. Allan sugeriu ao deputado Oscar Bezerra (PSB) que ampliasse o foco das investigações além do Fethab, como esse parlamentar queria desde o mês passado, e deixasse a autoria do requerimento da comissão às lideranças partidárias, o que acabou angariando mais apoio. Apenas 9 dos 24 deputados estaduais não assinaram o requerimento.

Professor da rede estadual, Allan vem lutando para que seja esclarecida denúncia da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) de que o governo teria desviado R$ 230 milhões de recursos do Fundeb para quitar dívidas de outros setores. O valor teria sido reposto somente ao final do ano.

Assinaram o requerimento: Allan Kardec, Oscar Bezerra, Zeca Viana (PDT), Adalto de Freitas (SD), José Domingos (PSD), Wancley Carvalho (PV), Baiano Filho (PMDB), Janaina Riva (PMDB), Silvano Amaral (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Romoaldo Júnior (PMDB), Mauro Savi (PSB), Wagner Ramos (PSD), Adriano Silva (PSD) e Guilherme Maluf (PSDB).

Valdir Barranco (PT) também já se manifestou favorável e deve assinar o requerimento em fevereiro. Conforme o artigo 382 do Regimento Interno da Assembleia, cada CPI pode ter duração de até 180 dias, podendo ser prorrogado o prazo uma única vez por mais 20 dias.


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec