Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de abril de 2020 18h07


QUATRO MARCOS E CÁCERES

Após confirmação de casos de Covid-19, deputado faz orientações preventivas à população

Dr. Gimenez, que é médico, tranquiliza os cidadãos do oeste do estado e orienta ações de higiene e isolamento social para evitar o aumento no número de casos

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Após a confirmação de dois casos de coronavírus (covid-19) em São José dos Quatro Marcos (300 km a oeste da capital), no sábado (4), o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que é médico, pediu calma à população e repassou orientações preventivas para evitar a proliferação da doença. Higienização e isolamento social são fundamentais neste momento. 

A região oeste já tem três pacientes com a covid-19, um deles com confirmação hoje (06); homem de 82 anos que está internado no Hospital São Luiz. Como integra o grupo de risco, o parlamentar, que tem 68 anos, está trabalhando de casa desde o dia 19 de março. Conforme recomendação da Assembleia Legislativa para atuação home office, o Dr. Gimenez participando das sessões e reuniões on-line, algo inédito na Casa de Leis. 

“Como médico, sou comprometido com a saúde das pessoas. Trabalhei mais de 40 anos na região oeste, por isso, venho repassando informações corretas e buscando tranquilizar as pessoas. Ainda participo ativamente das votações e discussões junto dos colegas parlamentares, tudo sem sair de casa, para me proteger de um possível contágio como recomenda a Organização Mundial de Saúde [OMS]”.

Os pacientes positivos para o coronavírus em São José Quatro Marcos estão sendo acompanhados por profissionais de saúde e em isolamento domiciliar. O outro paciente permanece internado. Para que a doença não se prolifere rapidamente, o deputado pede a colaboração dos moradores, para que adotem uma nova rotina de cuidados, que são simples, como lavar bem as mãos com água e sabão.

“Se não tiver álcool em gel, você pode usar tranquilamente sabão e água, esfregar bem, mais de 20 segundos, use a máscara ao sair, de pano mesmo para quem não é profissional da saúde, evite aglomerações, mas se tiver que ir ao supermercado, banco ou outro lugar com muitas pessoas, mantenha uma distância de segurança, use a máscara e ao chegar em casa faça todo procedimento de higiene, isso é importante para proteção da sua família”, recomenda.

Indicações parlamentares- O deputado já solicitou ao governo do estado para estruturar a rede de atendimento na região, que possui 22 municípios e uma população superior a 300 mil habitantes. Quatro indicações já foram apresentadas por Dr. Gimenez, como a aquisição de ventiladores pulmonares para as unidades da região, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde, que incluem máscaras, óculos, álcool em gel 70%, toalhas de papel, luvas, máscaras, etc.

Também apresentou nesta segunda-feira (06) demanda ao executivo estadual de cestas básicas, com a indicação de inclusão de álcool em gel, máscaras e sabão em barra (kit prevenção), para os municípios: São José dos Quatro Marcos, Glória D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Lambari D´Oeste, Curvelândia, Rio Branco, Salto do Céu, Indiavaí, Jauru, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Vale de São Domingos, Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio.

Rotina de prevenção:

·Lavar as mãos frequentemente (com água e sabão);

·Fazer isolamento social, especialmente grupo de risco (idosos, hipertensos, etc);

·O mais indicado por enquanto é ficar em casa, mas se não for possível, voltar para casa após atividades essenciais;

·Ao sair, usar máscara (que passará a ser obrigatória a partir do dia 13 de abril). Pode ser caseira de pano, para quem não é da área da saúde;

·Evite aglomerações, mas se for necessário ir ao banco, supermercado, trabalhar, mantenha distância de segurança (2 metros);

·Chegou em casa da rua? Tire suas roupas imediatamente, tome banho, higienize tudo! Proteja sua família;

·Se não tiver álcool em gel, use água e sabão!

·Não se automedique, se houver sintomas mais severos de gripe com falta de ar, busque ajuda médica.

Cenário estadual e nacional - Nesta segunda-feira (6), o governo federal confirmou 12.506 casos  do novo coronavírus no Brasil, com 553 mortes. Em Mato Grosso, até domingo (5), havia 60 casos confirmados da covid-19. Os casos confirmados estão em Cuiabá (38), Rondonópolis (6), Nova Monte Verde (1), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e Várzea Grande (4). Ainda não existe vacina para prevenir a infecção à doença. Outras informações na Central da Saúde do Estado: 0800-647-1223, das 7h às 19h (segunda a domingo).


Gabinete do deputado Dr. Gimenez