Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 4 de agosto de 2005 09h36


O GABINETE DA DEPUTADA VERA ARAúJO, DO PT, PROMOVE HOJE à TARDE, NO PLENARINHO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, UMA REUNIãO COM APOSENTADOS DA EDUCAçãO PúBLICA QUE TIVERAM UM CORTE EM SEUS VENCIMENTOS. NUMA ATITUDE CONSIDERADA “VERGONHOSA” PELA DEPUTADA, A SECRETARIA DE ADMINISTRAçãO DO ESTADO RETIROU O ADICIONAL DE FIM DE CARREIRA DO VENCIMENTO DE ...

Aposentados da Educação discutem corte no salário

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



O gabinete da deputada Vera Araújo, do PT, promove hoje à tarde, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, uma reunião com aposentados da Educação Pública que tiveram um corte em seus vencimentos. Numa atitude considerada “vergonhosa” pela deputada, a Secretaria de Administração do Estado retirou o Adicional de Fim de Carreira do vencimento de servidores da Educação que se aposentaram antes de 1998. A reunião será realizada a partir das 14h.

O corte do adicional já foi criticado publicamente pela deputada Vera em plenário. De acordo com a parlamentar, a retirada do adicional ocorreu sem que os servidores aposentados tivessem direito à defesa e que a atitude também não teve base jurídica.

Conforme Vera, este adicional, no valor de 20%, foi incorporado ao salário dos aposentados e aposentadas da Educação Pública pela Lei Complementar 50/98. “Agora, numa atitude parcial, a administração Maggi, através do secretário De Vitto, faz uma verdadeira redução salarial, retirando um recurso que muitos aposentados usavam para pagar despesas como remédios e planos de saúde”, criticou a deputada em plenário.

Ela informou na ocasião que esteve com o secretário De Vitto juntamente com o deputado Humberto Bosaipo (PFL) e na ocasião desafiou o secretário a apresentar uma base jurídica para a atitude. “Ele apenas me apresentou pareceres feitos por estagiários de Advocacia”, disse Vera. “Eu esperava que o secretário justificasse com algo mais sólido, como um parecer da Procuradoria Geral do Estado ou uma decisão do Tribunal de Justiça”, complementou.

Conforme Vera, o “desrespeito” teria chegado ao limite de o secretário ter tido que os aposentados e aposentadas teriam que devolver a parcela de salário recebido a título do adicional. “Este governo paga aos professores e professoras o pior salário do funcionalismo público e em vez de garantir uma remuneração mais justa prefere fazer esta atitude vergonhosa com pessoas que já se aposentaram”, criticou a parlamentar.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com