Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Domingo, 2 de outubro de 2022 19h28


ELEIÇÕES 2022

Apuração dos votos em Mato Grosso é transmitida ao vivo em todos os canais da ALMT

De acordo com o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, o trabalho dos profissionais da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa é no sentido, sempre, de garantir agilidade e transparência no processo eleitoral

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Os canais de comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão transmitindo apuração dos votos  das eleições de 2022, ao vivo, diretamente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT). A transmissão teve início às 16h, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia, no canal do YouTube da TV Assembleia MT e nas páginas das Assembleia no Instagram, Facebook, Twitter. Além disso, os eleitores podem enviar perguntas pelo WhatsApp, pelo número (65)99689-8950.

Este ano, cerca de 2,5 milhões de eleitores estavam aptos a votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Para garantir a execução do processo eleitoral, cerca de 35 mil pessoas trabalharam diretamente entre mesários, coordenadores, autoridades e servidores públicos. Fora isso, pelo menos 7,8 mil profissionais das forças de segurança atuaram para garantir a bom andamento da votação.

De acordo com o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Rocha, o fato de os ânimos dos eleitores estarem exaltados durante todo o período pré-eleitoral fez com que houvesse um esforço redobrado para garantia da segurança. “Esta foi a maior operação já feita no país, superando inclusive os trabalhos realizados durante a Copa do Mundo, para garantir a segurança não apenas das urnas, mas de toda população de Mato Grosso”, afirmou o presidente do TRE-MT.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, afirmou que todos os esforços de pessoas e aparato tecnológico viabilizaram uma redução nos registros de crimes. “Houve planejamento muito bem elaborado por todas as forças de segurança, Exército, que garantiram uma queda no número de ocorrências. Pela primeira vez também utilizamos drones nos locais de votação, utilizamos as câmeras no centro de operações, intimidando os crimes, inclusive de derramamento de santinhos”.

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

De acordo com o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, o trabalho dos profissionais da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa é no sentido, sempre, de garantir agilidade e transparência no processo eleitoral. "É a terceira eleição que estamos juntos, na proposta de trazer agilidade e clareza na apuração dos votos. A democracia é sinônimo, invariavelmente, de transparência. Nós, do Legislativo, primamos por isso", disse o secretário-adjunto de Comunicação,  Everaldo Jota.

O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, destacou a parceria das instituições como uma forma dar transparência às eleições e assim mais credibilidade ao processo eleitoral. “Enquanto TV pública, temos o compromisso de levar aos cidadãos e cidadãs informações de qualidade e relevância, e nada mais relevante do que a transparência da apuração durante o processo eleitoral”.

O diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo, destacou que o trabalho executado neste dia 2 de outubro começou a ser planejado muito antes e com o apoio de diversas instituições e entidades que auxiliaram no planejamento execução. “Além da segurança, também tivemos a preocupação de garantir a transparência do processo eleitoral e trouxemos aqui, para o TRE, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas da União, Ordem dos Advogados, além da imprensa que dá suporte na divulgação”.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, esteve presente à sede do TRE-MT acompanhando toda a apuração das urnas. “A OAB é a voz da sociedade civil, guardiã da democracia. Estamos acompanhando todos os atos, desde o início dos trabalhos da Justiça Eleitoral e ainda disponibilizamos um plantão de denúncias e para orientar os advogados de todo o estado. Temos que parabenizar o Tribunal Regional Eleitoral e todos os envolvidos. A democracia sai como a grande vitoriosa”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens