Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 30 de julho de 2004 12h07


Artistas criam expectativa com visita de Neistein

Professor vem a Mato Grosso a convite da Assembléia Legislativa

ANDRÉIA FONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira ressaltou que a vinda do Adido Cultural do Brasil nos Estados Unidos, professor José Neistein, à Cuiabá será de extrema importância para promover o intercâmbio cultural. “Esta parceria da Assembléia Legislativa com a Secretaria de Cultura vai representar um grande momento para se destacar o coletivo. A artes plásticas de Mato Grosso é muito rica, temos artistas fantásticos e estes estão sempre se sobressaindo, mas de forma individual”.

O secretário ainda ressalta que o Estado vai estar tendo a oportunidade de expor sua política de cultura e apresentar para o professor a diversidade cultural que possui. “Nossa expectativa é muito grande para que nossa arte atinja um mercado grandioso”.

O professor Neistein profere palestra sobre “A Visão da Arte Brasileira no Exterior” na próxima segunda-feira (02), às 19 horas, no Auditório Milton Figueiredo, na Assembléia Legislativa. Ele afirma que sua intenção é conhecer mais profundamente a arte local e tentar organizar uma exposição de artistas mato-grossenses na Galeria de Arte do Instituto de Cultura em Washington.

O professor destaca que além de falar sobre como é vista a cultura brasileira principalmente nos Estados Unidos e na Europa, vai ressaltar características da África e do Japão. Ele vai visitar diversas exposições em Cuiabá, o Pantanal Mato-grossense e a Chapada dos Guimarães.

Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB), que conheceu o professor José Neistein há quatro anos e vinha articulando sua vinda a Mato Grosso, ressalta que este momento poderá ser ímpar para os artistas locais. “Trata-se de um grande estudioso e que possui planos de organizar uma exposição somente de artistas mato-grossenses em Washington. É uma grande oportunidade de estarmos levando nossa cultura para o exterior”.

O artista plástico Gervane de Paula lembra que há uma dificuldade muito grande para os artistas levaram seus trabalhos ao público especializado, devido aos altos custos. “A vinda de José Neistein nos cria uma expectativa maravilhosa. É fantástico. Cuiabá ainda é a última cidade do Brasil e sofre um isolamento geográfico, que prejudica muito. A arte precisa de mercado, de crítica. Ela não caminha apenas com os artistas”.

O professor é autor de um livro de aproximadamente 600 páginas que traz toda a bibliografia de artes do Brasil desde o século XVI até o século XX. Ele conta que foram 25 anos trabalhando neste projeto, no qual estão incluídos artistas de Mato Grosso.

As informações sobre a cultura mato-grossense chegaram até o professor Neistein por meio da crítica de arte e escritora Aline Figueiredo. “José Neistein é um grande estudioso e colecionador. É importante que venha conhecer nossos trabalhos, nosso espaço”, ressalta Aline.

Em análise à cultura mato-grossense, Neistein afirma que ela é “fortemente regional e, por isso, tem um perfil muito acentuado, que não se confunde com outras regiões do Brasil”. “Por ser decididamente regional, precisa ser mostrada ao mundo, para ser conhecida, pois tem um grande alcance internacional”.

José Neistein também é e diretor do Brazilian-American Cultural Institute, membro do Conselho Cultural da Biblioteca do Congresso dos EUA; crítico de arte e literário, tendo artigos costumeiramente publicados nos seguintes jornais: Washington Post - EUA, Jerusalém Post - Israel; professor nas universidades de Coimbra, Jerusalém, Washington e São Paulo; editor do anuário Latino-Americano da Biblioteca do Congresso dos EUA; professor visitante da Universidade da Pensilvânia; ex-professor das Universidades de Viena e Berlim; membro da Associação de Críticos de Artes de Paris; e têm vários livros e ensaios publicados na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Sua visita conta com a parceria da Assembléia Legislativa com a Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Associação Cuiabana de Belas Artes (ACUBÁ), Associação Mato-grossense de Artistas Plásticos (AMTAP), Associação Visual de Mato Grosso (AVIMT) e Fecmat.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa do Deputado Riva
Fones: 613-2502/ 9972-8390
www.joseriva.com.br


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com