Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de junho de 2005 18h15


EM SOLENIDADE QUE REUNIU SECRETáRIOS DE GOVERNO, DEPUTADOS ESTADUAIS E O COMANDANTE DO 6º DISTRITO NAVAL DE LADáRIO (MS), ALMIRANTE FRANCISCO MAGALHãES LARANJEIRAS, O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PPS) ASSINOU TRêS CONVêNIOS QUE VãO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAçãO MATO-GROSSENSE...

Assembléia apóia a criação de escola fluvial

Deputados participaram da assinatura do convênio entre Governo do Estado, Marinha Brasileira e Senai. Objetivo é capacitar profissionais do setor naval de Mato Grosso

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Em solenidade que reuniu secretários de governo, deputados estaduais e o comandante do 6º Distrito Naval de Ladário (MS), almirante Francisco Magalhães Laranjeiras, o governador Blairo Maggi (PPS) assinou três convênios que vão melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. O primeiro acordo se refere ao ´Protocolo de Intenções´ firmado com a Marinha Brasileira e Senai/MT, para a formalização de uma escola fluvial em Cáceres. Objetivo é oferecer cursos de capacitação profissionalizante no setor fluvial.

As outras duas propostas, avaliadas em aproximadamente R$ 2 milhões, foram firmadas com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, para a conclusão das obras de casas populares, pavimentação asfáltica, vias urbanas e saneamento no bairro Sucuri.

“É preciso capacitar a nossa mão-de-obra, inclusive para atender os projetos que temos para o futuro com a iniciativa privada na área do turismo. E quem orienta, capacita, fiscaliza e autoriza é a Marinha, por isso é importante este convênio”, explicou o governador.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) iniciativas como essas são fundamentais para alavancar o crescimento econômico do Estado. “A capacitação naval além de disponibilizar no mercado profissionais qualificados, fomenta o turismo por oferecer maior tranqüilidade aos visitantes”.

O deputado J. Barreto (PL) ressaltou a necessidade da Marinha ser parceira do Estado nas questões de meio ambiente, como a preservação das nascentes e dos rios. “O nosso futuro depende da preservação ambiental”. Ságuas Moraes (PT) defende que a iniciativa melhora o setor. “Nossos jovens passam a ter oportunidade de ingressar na área naval”, disse.

Conforme o secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, a escola vai oferecer cursos sobre administração naval, manuseio de equipamentos de barcos e outros utensílios utilizados nos esportes de turismo, como lanchas. Também irá oferecer treinamento sobre essas atividades nos rios Paraguai e Cuiabá. “Temos uma demanda muito grande de mão de obra especializada”, afirmou Pagot. Ele informou que atualmente o Estado depende de serviços de profissionais de Corumbá e até da Argentina. E, que os primeiros cursos serão ministrados na sede do Senai, em Cáceres.

Pagot chamou a atenção do grande volume de embarcações no lago de Manso, que segundo ele, são manuseadas por “curiosos”. “Queremos que tenham profissionais gabaritados, maquinistas, marinheiros de convés que efetivamente possam desempenhar um trabalho eficiente e com segurança às famílias que visitam o lago de Manso”.

“O setor fluvial necessita desses investimentos”, reconheceu o deputado Alencar Soares, ao citar a geração de emprego e renda com as novas parcerias. Da mesma forma, o deputado Robson Silva destacou o potencial turístico de Mato Grosso.

O líder do PFL no Legislativo, deputado Dilceu Dal´Bosco explicou que o fato do estado ter rios navegáveis aumenta a necessidade de se obter mão de obra qualificada. “Isso vai contribuir com o crescimento que Mato Grosso enfrenta nesse setor”.

Também participaram do evento os deputados Mauro Savi (PPS), Eliene Lima (PP), Renê Barbour (PPS), João Malheiros (PPS) e Nataniel de Jesus (PMDB). Entre os secretários de estado participaram: a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, de Fazenda, Waldir Teis, de Planejamento, Yênes Magalhães e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ubiratan Spinelli.

Programa Meu Lar

O convênio firmado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá prevê a retomada das obras de casas populares do bairro Sucuri. No total, serão 266 imóveis. O local será dotado de um Centro de Multiuso e quadra poli-esportiva.

Homenagem

Durante o evento, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Paiáguas, nesta terça-feira (7), Maggi também foi agraciado pela Marinha com a comenda “Mérito Tamandaré”, uma homenagem oferecida às autoridades que prestam relevantes serviços à população.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com