Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 29 de abril de 2006 21h29


COMO ACONTECE TODOS OS ANOS, OS VISITANTES DA 13ª FESTA INTERNACIONAL DO PANTANAL TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER A HISTóRIA DO PARLAMENTO MATO-GROSSENSE NO STAND DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, QUE TRANSMITE, AO VIVO, CANAL 36, TODA A FESTA QUE SE TORNOU TRADIçãO EM MATO GROSSO...

Assembléia apóia integração cultural

Entre um stand e outro, a população encontra trabalhos artesanais, comidas típicas, folclore regional

ITIMARA FIGUEIREDOFERNANDA BORGES / SECRETARIA D



Como acontece todos os anos, os visitantes da 13ª Festa Internacional do Pantanal tiveram a oportunidade de conhecer a história do Parlamento Mato-grossense no stand da Assembléia Legislativa, que transmite, ao vivo, pelo canal 36 (TV Assembléia), toda a festa que se tornou tradição em Mato Grosso. Hoje (29) o número de participantes supera a expectativa dos organizadores. O evento, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, apresenta as diversidades dos municípios mato-grossenses e também dos países sul-americanos.

“É uma oportunidade de mostrarmos o que há de melhor na nossa Terra e também conhecer as riquezas dos países vizinhos. A festa promove a integração cultural dos povos”, destacou o deputado Nataniel de Jesus (PMDB).

Para o deputado Eliene Lima (PP) a preocupação em fomentar a integração entre os povos é muito importante, visto que potencializa a integração e diversifica a economia. “Essa festa faz com que a população tenha a oportunidade de desfrutar da riqueza cultural das mais variadas regiões. É a Assembléia apoiando a integração cultural”, disse, ao complementar que o stand da Assembléia Legislativa também é referência ao conhecimento da democracia.

Entre um stand e outro, a população encontra trabalhos artesanais, comidas típicas, folclore regional e ainda pode acompanhar a trajetória da democracia de Mato Grosso por meio da exposição do Instituto Memória da Assembléia Legislativa. O acervo apresenta fotos das legislaturas, atas das sessões, decretos legislativos e retrata a trajetória das quatro sedes do Poder Legislativo. “Tudo isto em quase dois séculos de história”, conta a secretária do Instituto Memória, Ísis Catarina Brandão.

Ela também acrescenta que a entidade está aberta ao público, no horário comercial. “Assim o visitante pode-se vislumbrar e conhecer desde a evolução de um discurso político a temáticas desenvolvimentistas de uma época: a pecuária, o agronegócio, a hidrovia ou a rodovia, a ferrovia, a divisão do Estado ou criação de municípios, toda essa discussão passou e passa pelo parlamento”.

Incentivo – Para o técnico do grupo ´Teatro Experimental´, que apresentou a peça “Fragmentos de Vida”, José Prates, de Alta Floresta, a festa é também um incentivo aos artistas locais. “Apresentamos aqui e pudemos sentir o forte interesse do público, não só à nossa peça, mas também em conhecer as belezas naturais da região”.

Ao destacar os avanços obtidos, o ator da peça Ronaldo Adriano afirmou que os investimentos no setor são necessários. “Avançou muito, mas ainda há muito artista bom apresentando lá fora, por isso, é preciso que haja mais intercâmbios como o que esta festa nos proporciona”, destacou, ao explicar as dificuldades que o artista do interior encontra para chegar aos grandes centros.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com