Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de maio de 2002 00h00


ASSEMBLéIA E CâMARA DE CUIABá SE ALIAM CONTRA AS DROGAS

Assembléia e Câmara de Cuiabá se aliam contra as drogas

Legislativos tentam buscar aliados e políticas públicas para afastar a sociedade mato-grossense do problema

FERNANDO LEAL / ALMT



A partir do próximo dia 6 de junho, a Assembléia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Cuiabá firmarão um pacto de ampliação de seus comprometimentos com as políticas públicas, principalmente as voltadas para as questões sociais com enfoque direto sobre drogas, vícios e seus reflexos no âmbito familiar.

Na ocasião, autoridades estaduais e nacionais se encontrarão em uma solenidade, na AL, para discutir o tema “As Drogas e seus Impactos Sociais”. A idéia, que surgiu de um trabalho desenvolvido pela vereadora Enelinda Scala (PT) no grupo Amor Exigente - que trabalha com recuperação de drogados, foi encampada pelo presidente da Assembléia, deputado Humberto Bosaipo (PL), e apoiada pelos demais parlamentares estaduais e cuiabanos.

“Enquanto parlamentares, temos que desenvolver ações em busca de políticas públicas que nos proporcionem respostas rápidas na solução de problemas que atingem negativamente nossa sociedade como um todo”, alertou Enelinda. Inicialmente, ela havia requerido uma audiência pública à Câmara o que limitaria seu alcance. A proposta, no entanto, foi encampada por Bosaipo e, por isso, terá abrangência estadual.

“O problema das drogas e seus males atingem a todos nós e o alcance de uma iniciativa dessa não poderia ficar restrito apenas a Cuiabá. Precisamos, sim, unir forças com todos os municípios mato-grossenses, com vontade política e ações firmes em busca de soluções que atendem nossa sociedade”, salientou Bosaipo.

O objetivo principal é que, da sessão, saiam sugestões e definições que auxiliem as entidades que atuam nessa área e que as famílias recebam suporte adequado ao caso, através de informações consistentes.

Entre os participantes do evento, figuram como convidados o professor da Faculdade Paulista de Medicina, Ronaldo Laranjeiras - autoridade de renome internacional no assunto. Ele vai falar sobre “A Intervenção Comunitária em Álcool e Drogas”.

Também foram convidados o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), José Antonio Vieira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leônidas Duarte Monteiro (“Atuação do Poder Judiciário no Combate às Drogas”); a secretária Estadual de Educação, professora Marlene Santos (“Política de Educação Pública-Drogas”); e o secretário Estadual de Saúde, Júlio Müller (“Política de Saúde Pública-Drogas”).

Além de integrantes do grupo Amor Exigente, também foram convidados representantes do Projeto Siminimo (13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército), da Maçonaria e de outros setores da sociedade. Esta será a primeira vez na história política de Mato Grosso em que Assembléia e Câmara realizarão uma sessão conjunta.

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com