Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de janeiro de 2005 16h03


O PRIMEIRO-SECRETáRIO E O FUTURO PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), ESTEVE REUNIDO HOJE (20) COM REPRESENTANTES DA UNESCO (ORGANIZAçãO DAS NAçõES UNIDAS PARA A EDUCAçãO, CIêNCIA E CULTURA) PARA FIRMAR PARCERIAS à ELABORAçãO DE UM PROGRAMA DE COOPERAçãO TéCNICA, PARA OS PRóXIMOS DOIS ANOS...

Assembléia e Unesco selam parceria

Esboço do documento estará pronto na primeira quinzena de fevereiro

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O primeiro-secretário e o futuro presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), esteve reunido hoje (20) com representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura) para firmar parcerias à elaboração de um programa de cooperação técnica, para os próximos dois anos.

A finalidade da parceria é fortalecer o cumprimento das ações institucionais da Assembléia Legislativa. Silval Barbosa lembrou que a discussão em torno da parceria está sendo articulada desde o ano passado, quando o parlamentar esteve reunido em Brasília com o presidente da Unesco, Jorge Werthein.

“Hoje vejo positivamente que a Unesco está empenhada em ter a Assembléia como parceira. É um momento impar ao ver a Unesco participando na elaboração de projetos que visam melhorar não somente as condições de trabalho dos parlamentares e dos servidores, mas também de otimizar a aproximação da sociedade às ações do Legislativo”, destacou.

Em relação à elaboração de políticas públicas pela Assembléia em parceria com a Unesco, Silval Barbosa afirmou que além das propostas para implementar a modernização, o legislativo e a Unesco estarão desenvolvendo projetos culturais mostrando as potencialidades culturais de Mato Grosso a outros centros, projetos sociais e a integração com instituições nacionais e estrangeiras.

“A intenção é formar um protocolo de intenção de assessoria com a Unesco, porque a organização tem corpo técnico em todas as áreas, como por exemplo, ambiental, cultural, de mídia e de modernização dos Poderes. Por isso, a Assembléia só tem a ganhar com essa parceria”, destacou Silval.

O Oficial de Projetos da Unesco no Brasil, Adauto Soares, garantiu ao parlamentar que o esboço do documento estará pronto na primeira quinzena de fevereiro. “A parceria feita é na área de comunicação. O nosso objetivo é desenvolver um trabalho amplo, na mudança da imagem da Assembléia Legislativa. Isso será implementado de forma globalizada, onde as ações dos parlamentares poderão ser vistas em outros estados e até mesmo fora do País”.

Essa pareceria, segundo o coordenador da Unesco em Mato Grosso, Gerônimo Urei, está sendo firmada porque há vontade política da Mesa Diretora em realizá-la. Mas, a aprovação do documento passará pelo crivo do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com Urei, entre outras metas de trabalhos que serão desenvolvidas está a elaboração de políticas públicas, voltadas a levar as informações das ações do legislativo à sociedade. “Isso será fundamental para a Unesco trabalhar a formação do cidadão, de que forma ele pode cobrar da Assembléia seus direitos civis e políticos e até mesmo o que a Casa de Leis pode oferecer à população”, disse.

Ainda, segundo Urei, a grande dificuldade detectada pela Unesco em relação à Assembléia é o caráter assistencialista. Para ele, o legislativo precisa deixar de conceder esse amparo para trabalhar outros pontos, que não seja o de assistencialismo ao cidadão. “A Assembléia não é uma casa para pedir beneficio próprio, mas fazer cobrança como um todo e não pessoal”, destacou.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 e 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com