Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de setembro de 2004 16h24


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA APROVOU MOçãO DE APLAUSOS AO CENTRO FEDERAL DE EDUCAçãO TECNOLóGICA DE MATO GROSSO – CEFET MT, ANTIGA ESCOLA TéCNICA FEDERAL (ETF), EM COMEMORAçãO AOS 95 ANOS DA SUA CRIAçãO. A HOMENAGEM, QUE é DE AUTORIA DO DEPUTADO JOSé CARLOS FREITAS (PFL)...

Assembléia homenageia CEFET

Dos 237 professores da antiga Escola Técnica Federal, oito são doutores, 30 mestres e 173 especialistas

IVANA QUADROS / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa aprovou Moção de Aplausos ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso – CEFET MT, antiga Escola Técnica Federal (ETF), em comemoração aos 95 anos da sua criação. A homenagem, que é de autoria do deputado José Carlos Freitas (PFL), que foi aluno da entidade, mobilizou outros deputados a reverenciar a trajetória da escola.

“É uma homenagem justa para uma instituição que se tornou referência em educação de Mato Grosso”, declarou Freitas, ao complementar que esta instituição é responsável por grandes profissionais que estão atuando hoje.

Deputado Carlão Nascimento (PSDB), que foi professor da ETF, disse que se sente honrado em poder participar da historia da instituição. “Tudo o que conquistei foi por intermédio dessa entidade. Me sinto realizado ao ver tantos profissionais de qualidade inseridos no mercado de trabalho que saíram de lá”, frisou o parlamentar.

“Nos parlamentares reconhecemos o trabalho que vem sendo executado pela Cefet e por isso acho mais que merecida essa homenagem em comemoração aos seus 95 anos de atuação”, salientou o deputado Eliene Lima (PSB).

O nível de politização dos estudantes, segundo Eliene, é o sinal de que o ensino público, apesar de suas dificuldades financeiras, ainda tem a capacidade de formar cidadãos para que eles promovam as melhorias na sociedade e em suas próprias vidas. A arte é um dos canais utilizados para torná-los mais garridos e batalhadores. A música e o teatro são os dois pontos fortes da escola, a banda tem 40 anos e o grupo teatral “Pessoal do Ânima”, mais de 15.

Dos 237 professores, das mais diversas áreas do conhecimento, oito são doutores, trinta mestres e 173 especialistas.

Histórico

O Cefet/MT é a mais antiga escola profissionalizante de Mato Grosso. Formar os alunos para o mercado de trabalho sempre foi a principal meta da instituição. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso é uma instituição histórica.

Começou a atuar em 1909. Funcionava em uma casinha cuiabana, com paredes de adobe, erguida na rua Voluntários da Pátria. “Escola de Aprendizes de Artífices” foi o primeiro nome desta unidade de ensino, que já formou milhares de alunos em quase um século de atuação.

No final da década de 40, o governo federal resolveu construir um prédio mais apropriado. Era a época da industrialização do país e as escolas técnicas assumiram papel de grande importância na formação de profissionais.

Há hoje, no CEFET MT, cerca de três mil alunos matriculados no Ensino Médio, Técnico (que oferece 11 cursos) e Superior Tecnológico (dois). Para entrar na escola, nos três níveis, é preciso passar por um exame de seleção. A escola oferece entre 60 e 70 bolsas para filhos de famílias carentes. Isso significa um “salário” de R$100, por meia jornada de trabalho; almoço e seguro de vida.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com