Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 26 de junho de 2003 18h23


Assembléia Legislativa aprova LDO de 2004

Os deputados aproveitaram 66 emendas de um total de 146 apreciadas, durante reuniões de comissões com membros da equipe técnica do governo

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



O presidente da Comissão de Acompanhamento Fiscalização e Execução Orçamentária (CAFOE) Carlos Carlão Nascimento (PSDB) avaliou como positiva a aprovação hoje (26) da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO - 2004) pela Assembléia Legislativa.

Os deputados aproveitaram 66 emendas de um total de 146 apreciadas, durante reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária com membros da equipe técnica do Governo. Os deputados trabalham na expectativa de que o governador Blairo Maggi (PPS) sancione as emendas aprovadas.

Segundo Carlão Nascimento, 2003 é um ano atípico para se apreciar a LDO, que por via de regra deveria ter tramitado no Poder Legislativo após a votação do Plano Plurianual de Investimentos 2004-2007 (PPA). Carlão admitiu divergências entre os deputados e o governo em relação a propostas de metas fiscais e investimentos futuros que poderão ser realizados pelos Poderes, como Tribunal de Contas do Estado e a Assembléia.

Sobre o assunto, Carlão lembrou que, houve consenso para que fosse incluída na LDO, emendas aditivas possibilitando novos investimentos, como a obra da nova sede do Parlamento, no Centro Político Administrativo (CPA).

De acordo com o deputado, ainda nas modificações feitas na LDO, foi aprovada uma emenda aditiva determinando o aproveitamento das emendas rejeitadas na avaliação do PPA que será encaminhado para o Legislativo, no mês de agosto. A partir de setembro, o PPA começa a receber as emendas que definem investimentos de infraestrutura na rede de saneamento básico nos municípios.

“As emendas que não puderam ser aproveitadas agora, foram remetidas para o PPA”, disse o deputado, ao ressaltar que essa foi uma das maneiras de atender a reivindicações de deputados que elaboraram emendas com objetivo de aprová-las para a Lei Orçamentária Anual (LOA - 2004).

Carlão disse que no PPA, os deputados teriam a visibilidade de metas fiscais do governo e que poderiam elaborar suas emendas destinado recursos para a execução orçamentária do próximo ano. “As emendas reprovadas na LDO só cabem no PPA, que estabelece metas e recursos definidos”, justificou Carlão.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597 /9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com