Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 15 de junho de 2004 17h03


A DISCRIMINAçãO LEVA OS HOMOSSEXUAIS, PRINCIPALMENTE OS MAIS JOVENS, A SE AFASTAREM DAS FORMAS DE INFORMAçãO E EDUCAçãO SEXUAL, OS COLOCANDO EM RISCO POR INFECçãO DO HIV. EM FUNçãO DISSO, A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, PROMOVE UMA AUDIêNCIA PúBLICA PARA DEBATER A DIVERSIVIDADE SEXUAL NO ESTADO...

Assembléia Legislativa avalia preconceito sexual

Entidades discutem na Assembléia legislativa o preconceito enfrentado pelos homossexuais

IVANA QUADROS / SECRETARIA DE IMPRENSA



A discriminação leva os homossexuais, principalmente os mais jovens, a se afastarem das formas de informação e educação sexual, os colocando em risco por infecção do HIV. Em função disso, a Assembléia Legislativa, promove uma audiência pública para debater a diversividade sexual no estado. O evento está confirmado para a próxima quinta-feira (17) no Plenarinho Milton Figueiredo, às 14h. A iniciativa partiu da deputada Vera Araújo (PT).

Manifestações de gays estão ocorrendo em diversos lugares do mundo, eles vêm em busca por direitos iguais, tentando diariamente, serem inseridos na sociedade. Esse movimento é atualmente conhecido como “Parada do Orgulho Gay, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros” (GLBT).

“O objetivo da audiência, antes de tudo, é garantir a inclusão social do homossexual e quando digo inclusão social me refiro a tudo, educação, saúde e emprego”, disse o Coordenador Geral da Parada GLBT, Clovis Arantes. No entanto, ele lamentou os problemas enfrentados pela classe em defesa de suas causas.

“Os parlamentares estão solidários à nossa causa e estão nos dando apoio”, afirmou Clovis. Segundo o coordenador, o movimento conta ainda, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) que ressalta a importância de se trabalhar nas escolas, os temas ligados à sexualidade e direitos humanos.

“Principalmente da população homossexual, uma vez que essa classe é sempre atacada, e sofre diariamente varias agressões devido ao alto índice de rejeição da população”, disse Clóvis.

Durante a audiência, serão entregues caderninhos contendo informações sobre o projeto federal “Brasil Sem Homofobia” (Ódio Internalizado contra Homossexuais) que tem o intuito de conscientizar a população e alertar os homossexuais sobre seus direitos, resgatando assim sua auto-estima.

Depois, parlamentares e militantes do movimento gay seguem para as praças Alencastro e Santos Dumont com objetivo de participarem de manifestações em apoio aos gays.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com