Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 21 de junho de 2002 00h00


ASSEMBLéIA LEGISLATIVA ENTREGOU TíTULOS DE CIDADANIA EM ROO

Assembléia Legislativa entregou títulos de cidadania em Roo

O auditório do Canadá Country Club lotou em homenagem aos novos mato-grossenses

MARIA NASCIMENTO / ALMT



Cerca de 600 pessoas prestigiaram a Sessão Especial realizada pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso nesta noite, no Canadá Country Clube em Rondonópolis, proposta pelo deputado J. Barreto para prestar homenagens com títulos de cidadania mato-grossense a várias personalidades da região. “ São pessoas que contribuíram com o desenvolvimento deste estado, em especial da região sul e que já são mato-grossenses por merecimento”, disse Barreto. A sessão foi presidida pelo deputado Humberto Bosaipo, PL, e se fizeram presente ainda, os deputados Amador Tut, PL, Zé Carlos do Pátio, PMDB, Serys Slhessarenko,PT e J. Barreto autor da concessão dos respectivos títulos.

Os agraciados são

ALARICE LOGRADO DE SOUZA, filha de Leobínio Nunes Logrado e Odília Nascimento Logrado, família tradicional da região de Olhos d´Água, hoje Cravolândia - BA. Chegou em Rondonópolis, no dia 13 de março de 1968 juntamente com seu esposo Ernesto Guedes de Souza, sendo exemplo de desbravadores.

CARLOS NEWTON VASCONCELOS BONFIM, nasceu em 23 de setembro de 1948 na Cidade de Brumado - BA, sendo o 3º entre os sete filhos do casal Maria de Lourdes Vasconcelos Bonfim e José Bonfim da Silva, casado com Kátia das Graças Macedo Bonfim. Com competência e muito trabalho, firmou-se na atividade de beneficiamento de algodão, tornando-se o maior produtor do Norte-Nordeste. Veio para Mato Grosso no ano de 1994. Dentro da sua atividade gera quase 1.000 empregos diretos. CLÓVIS PATRIOTA é natural de Londrina (Paraná), onde nasceu em 02 de setembro de 1942. É filho de Hermiro Gomes Patriota e Ana Bezerra Patriota. Chegou no Estado de Mato Grosso em 1979, tendo adquirido terras na região da Serra da Petrovina então pertencente ao município de Rondonópolis. Atualmente, dedica-se ao cultivo das lavouras de algodão, arroz e soja, produzindo sementes e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

DORILDO CARLINI é natural de Ajuricaba, colônia rural no interior do Rio Grande do Sul, onde nasceu aos 10 dias do mês de novembro de 1941. É casado a 36 anos com a senhora Lenir Maria Carlini. Tarefa difícil, resumir em palavras, 60 anos da vida do Senhor Dorildo Carlini, que abdicou de sua terra natal para engrandecer o Estado de Mato Grosso com espírito batalhador.

ELZIO BORGES LEAL -, oriundo do estado de São Paulo, com apenas vinte e sete anos de idade, o jovem Elzio, trouxe em sua bagagem uma ampla experiência no ramo do comércio de medicamentos, pois possuía uma farmácia na cidade de Pirajuí. Em Rondonópolis desde 1955 é proprietário da Farmácia Santa Terezinha, a mais antiga da cidade; Sócio fundador e vice presidente do Lions Clube de Rondonópolis; Vice prefeito municipal; Casado com Heloisa A Camargo Borges Leal. Participou ativamente de vários outros movimentos sociais na cidade de Rondonópolis.

GALENO TADEU ESTEVES, um ilustre cidadão oriundo do Estado de São Paulo, mais precisamente da cidade de Dois Córregos, que desde quando aqui se aportou, trabalha no intuito de ajudar no desenvolvimento de Rondonópolis e, por conseguinte, de Mato Grosso, voltado para a educação dos nossos jovens, oferecendo-lhes estudos com padrão de qualidade nacional, para tanto nunca mediu esforços.

JAIME MODESTINO DE FREITAS - é casado com Doralice Fátima Campos de Freitas desde 1968 . Veio para Rondonópolis após um convite para trabalhar na função de vendedor do grupo Mabel. Em setembro de 1995 fundou a sua própria empresa denominada Freitas & Campos Ltda, tendo como sócia sua esposa. O sucesso de sua empresa deve-se à forma familiar que trata os seus funcionários e colaboradores.

JAIR RESMINI é natural de Concórdia - SC, onde nasceu em 08 de agosto de 1960, vem se destacando ao longo dos anos, em todas as atividades que desenvolve, casado com Ceni Resmini. Há doze anos chegava em Rondonópolis um jovem de visão, cheio de esperanças e acreditando no futuro. Em Mato Grosso, fundou a primeira micro-cervejaria.

JINYA KONNO chegou ao Brasil ainda pequeno, com onze anos de idade. Junto com sua família, outras vieram em busca de terras férteis para trabalharem na agricultura, ganharem dinheiro e retornarem ao seu país. Junto com outros japoneses, formaram colônias na cidade de Lins - São Paulo. Aos 27 anos casou-se com Tokiko Miyahara. Foi o primeiro japonês a chegar em Pedra Preta - MT, no início de setembro de 1956, ainda distrito de Rondonópolis. O Sr. Jinya foi lavrador, oleiro e carpinteiro. Construiu várias casas na Vila Goiás das quais se orgulha até hoje. Hoje, após repassar o negócio para o filho, vive com sua esposa uma vida simples e tranqüila.

JOÃO MORAES, natural de Macaúbas na Bahia, nasceu em 17 de junho de 1935 e veio para Mato Grosso em 1951, mais precisamente para Itiquira. Após alguns anos, sua família foi para Rondonópolis e ele para São Paulo estudar, permanecendo 6 anos no seminário. Fez enfermagem na Faculdade São José ligada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Em 1965 voltou definitivamente para Rondonópolis.

JOAQUIM INÁCIO - nasceu em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 20 de junho de 1920. Residiu em Natal até os 10 anos de idade quando mudou-se para Araçatuba (SP), e posteriormente para Valparaíso (GO). Em 1960 veio para Pedra Preta em Mato Grosso. Casado com Carmelina Inácio. Em 1968 ingressou para a política e foi eleito vereador de Pedra Preta, na época distrito de Rondonópolis e ainda trabalhava na sua fazenda no Grotão. Em Rondonópolis, construiu um restaurante na Cohab Velha, onde trabalhou durante vários anos. Atualmente vive com a esposa na Cohab, cercado dos filhos, netos e bisnetos após longos anos de trabalho dedicados a Mato Grosso e especialmente a Rondonópolis onde por opção, escolheu adotá-la como sua cidade natal.

JOSÉ DOS SANTOS VIEIRA DA SILVA, é natural de Bom Sucesso na Bahia, atualmente com 82 anos de idade. Saiu da Bahia em 1937, passando por Água Clara - MS e no ano seguinte veio para Itiquira -MT. Como lavrador, por várias vezes mudava-se e retornava a Rondonópolis, até que em agosto de 1973 mudou-se definitivamente, onde encontra-se atualmente, com sua família.

JOSÉ MORAES FILHO nasceu em 13 de maio de 1939 em Macaúbas - BA - e veio para Rondonópolis em 1953. É casado com Terezinha Aparecida Moraes há 39 anos. Começou suas atividades comerciais no ramo de secos e molhados, cerealista e trabalhou com seu irmão no ramo de farmácia. Atualmente atua no comércio de auto-peças, - atividade que exerce há 19 anos-, além de dedicar aos seus negócios é presidente da FEGRO, órgão de eletrificação rural.

JOSÉ YOUSSEF MERHI- é natural de Albasatim, estado de Aley no Líbano, onde nasceu aos 28 de outubro de 1918. É casado com Larmasse Hanze. Desempenhou várias atividades importantes em seu país de origem, sendo inclusive eleito prefeito com apenas um voto contra. Em 10 de junho de 1953, imigrou para o Brasil, diretamente para as florestas de Mato Grosso a pedido de seu tio José Salmen Hanze, conhecido popularmente como Zé Turquinho. No mesmo ano, juntamente com seus tios e irmãos, plantou a primeira lavoura de arroz do tipo agulhinha no varjão. José Youssef Merhi, conhecido como José Sobrinho, acompanhou toda a história do crescimento de Rondonópolis e do Estado até hoje, participando ativamente de todas as realizações e conquistas.

LAMARTINE DA NÓBREGA, nascido em Xapuri - Acre, chegou em Rondonópolis em 1967. Foi fundador da União Futebol Clube de Rondonópolis em 1974, do qual foi Presidente até 1979. Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia por duas gestões. NILDA PEREIRA DE SOUZA, nasceu em Morro da Garça (MG), em 20 de junho de 1939. Filha de Tibúrcio Pereira de Moura e Ilda José Silva, profissão do lar, por falta de oportunidade não foi possível freqüentar a escola. Casada com Ananias Martins de Souza. Em 1956, vieram para Rondonópolis, para trabalharem como arrendatários no lugarejo denominado Marajá. Em 1972 com preocupação de estudar os filhos, mudaram-se para a cidade de Rondonópolis mais precisamente para o Distrito de Vila Operária, onde a mesma reside até hoje.

NILMO COSTA GOMES, nasceu em 30 de novembro de 1944 na cidade de Rio Verde (GO), filho do Senhor Jácomo Gomes de Campos e Maria de Lourdes Costa Campos. Chegou em Rondonópolis em 1965 para trabalhar na empresa Citusa S/A, onde ficou até 1970. No mesmo ano foi ornou-se Diretor Comercial da Rondomaq, onde permaneceu até 1986. A partir dai resolveu trabalhar por conta própria no ramo de laticínio e hoje atua em pet-shop com representação da Nutripura.

ORLANDA COSTA SALUSTIANO, nasceu em Lins, no Estado de São Paulo no dia 12 de março de 1931, filha de Antônio Costa e Regina Berlato (ambos falecidos), descendente de italianos, casada com José Salustiano Pinto (pernambucano). Veio para Rondonópolis em 01 de maio de 1982, onde se estabeleceu como comerciante de confecções (Xodó Modas), permanecendo nesta atividade por 12 anos. Com o seu dinamismo frente a associação, tem prestado relevantes serviços aos associados promovendo eventos, passeios, viagens, lazer, tornando a vida dos idosos mais ativa e feliz.

ORLANDO POLATO, paranaense, nascido em São Mateus do Sul, filho de Renil Polato, já falecido e Luiza Cordeiro Polato. Orlando já se destacava no início de sua vida profissional na pequena cidade de Engenheiro Beltrão (PR) como empregado e logo passou a ser empregador. Há 21 anos, resolveu transferir sua base de trabalho para a Serra da Petrovina, vislumbrando o grande potencial do Estado. A agricultura está no sangue da família Polato, assim Orlando ao buscar agregar valores a sua atividade agrícola, e atento aos movimentos da economia e do consumo mundial, percebeu em 1994 que a suinocultura era uma atividade rentável, tratou de buscar meios técnicos adequados conhecendo a operacionalização da suinocultura no primeiro mundo e criou a Granja Polato, com sede na Fazenda Bahia, na Serra da Petrovina, com 1400 matrizes. Na última safra foi responsável por 4% de toda exportação de algodão do Brasil. Em suas propriedades agrícolas, trabalham atualmente mais de 600 pessoas fixas e 500 pessoas temporárias no cultivo de 32.000 hectares de lavouras e algodão, soja e milho.

OTÁVIO ALVES DA SILVA, nasceu no dia 20 de novembro de 1919 na cidade de Ibitiara no estado da Bahia. Filho de Manoel Joaquim Alves e de Josefina Alves da Silva, veio para Mato Grosso com dezenove anos de idade, estabeleceu-se no município de Poxoréo, região de garimpo, onde exerceu a profissão de garimpeiro. Aos 22 anos casou-se com Anita Alves da Silva. Em 12 de janeiro de 1984 ficou viúvo, perdendo sua companheira com quem viveu em união, com muito amor durante 40 anos. Com a perda de sua esposa, não deixou que a família se desestruturasse, e hoje, com espírito jovem, gosta de ir ás festas para dançar, adora fazer visitas e bater papos com os amigos, enfim, ama viver em liberdade, valorizando a todos que o cercam.

TÂNIA TEREZA PASQUALINI, nascida em 12/09/1952, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, veio para Mato Grosso em setembro de 1964, para Campo Grande, hoje Mato Grosso Sul. Filha de Germano Pasqualini e Neli Pereira Pasqualini. Desde sua chegada a Rondonópolis está na militância sindical e, em 1993, assumiu a presidência da Subsede do SINTEP naquele município, permanecendo nesse cargo até junho de 2000. Faz parte da direção do Sintep-MT desde 1994, por três mandatos como Secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos e, desde 2000 na vice-presidência. Nesses 30 anos dedicados à educação de Mato Grosso participou de diversos movimentos, chegando a ser exonerada em 1984, juntamente com outros 32 professores, acusados de liderar o movimento grevista daquele ano.

Secretaria de Imprensa
Maria Luiza e Maria Nascimento
De Rondonópolis
Em:21.06.2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com