Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 13 de novembro de 2001 00h00


ASSEMBLéIA LEGISLATIVA SOBE A SERRA

Assembléia Legislativa sobe a serra

Interesses do município discutidos em sessão itinerante

HAROLDO ASSUNÇÃO / ALMT



Por requerimento do deputado Roberto Nunes (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado realizou sessão itinerante, no salão paroquial da Igreja de Santana, em Chapada dos Guimarães, para discutir assuntos de interesse da população local e regiões adjacentes.

Além de Roberto Nunes, que presidiu a sessão, e do prefeito anfitrião, Pedro Reindel também estiveram presentes os deputados estaduais Eliene Lima (PSB) e Serys Slhessarenko (PT), e federal Wilson Santos (PSDB). Compareceram ainda o presidente da Câmara Municipal, Claudio de Souza Neves, o ex-governador Garcia Neto, além do presidente do Tribunal de Contas, Ubiratan Spinelli, e representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e do Programa Bid-Pantanal.

O primeiro assunto a ser discutido foi a implantação de extensão de cursos da UNEMAT no município de Chapada dos Guimarães. Os deputados que participaram da sessão itinerante estão comprometidos com a realização do projeto, que será uma grande conquista para a juventude da região.

“Primeiro, porque os estudantes não precisarão mais se deslocar até a capital para cursar faculdade. Além disso, a implantação da Unemat em Chapada dos Guimarães vai ampliar o mercado de trabalho para professores”, argumentou o deputado Roberto Nunes ao defender a proposta. O parlamentar lembrou ainda que a concretização do projeto também irá beneficiar comunidades e municípios vizinhos.

Nunes, Serys e Eliene também comprometeram-se a mediar os entendimentos entre a prefeitura municipal, a Secretaria de Estado de Educação e reitoria da Unemat para conduzir os entendimentos necessários à implantação daquela academia em Chapada dos Guimarães.

ÁGUA - Outra importante questão discutida na sessão itinerante foi a deficiência do sistema de abastecimento de água na cidade. “O problema do abastecimento de água em Chapada dos Guimarães só pode ser resolvido com o apoio do governo federal. Nem a prefeitura, nem o governo do estado dispõem de recursos para executar as obras necessárias”, afirmou Nunes.

Para solucionar o fornecimento de água no município, é necessária a construção de uma estrutura de captação e bombeamento a partir do ribeirão da Cachoeira Rica, a aproximadamente 18 km da zona urbana. “É uma obra cara, que não temos condições de realizar por conta própria”, observou o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Neves.

Embora a solução definitiva para o abastecimento de água em Chapada dos Guimarães esteja condicionada à execução de uma obra dispendiosa, a situação que aflige o povo da cidade passa também por problemas mais imediatos e de soluções relativamente mais simples.

“A começar pela preservação das cabeceiras dos três córregos que abastecem a cidade - Samambaia, Quineira e Monjolinho”, alertou o prefeito Pedro Reindel. De fato, as nascentes dos três ribeirões estão seriamente comprometidas, principalmente em razão da ocupação desordenada das áreas. Na cabeceira do Monjolinho, próximo a uma estação de captação, há grande quantidade de lixo acumulado.

Coleta e processamento do lixo urbano também estiveram no centro das discussões na sessão itinerante que reuniu aproximadamente 200 pessoas no salão paroquial da Igreja de Santana.

Alessandra Corrêa

Assessoria de Imprensa


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com