Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 4 de agosto de 2005 10h38


UM TERMO DE COOPERAçãO FIRMADO ENTRE GOVERNO DO ESTADO, UFMT E UNEMAT, COM APOIO DA ASSEMBLéIA, COMEçA A DESENHAR UMA NOVA HISTóRIA AMBIENTAL NO ESTADO. A PARTIR DO I FóRUM DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, QUE ACONTECE HOJE (4) E AMANHã (5), NO CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL...

Assembléia participa de Fórum Ambiental

Silval Barbosa destaca a discussão sobre a regularização fundiária e reforma agrária. Objetivo do evento é definir políticas públicas de desenvolvimento sustentado

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PR



Um termo de cooperação firmado entre governo do estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o apoio da Assembléia Legislativa começa a desenhar uma nova história ambiental no Estado. A partir do I Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que acontece hoje (4) e amanhã (5), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, as entidades pretendem discutir idéias que definam políticas públicas de defesa do meio ambiente, sem prejuízo do crescimento do Estado.

Durante a abertura do evento, ontem (3), o secretário estadual de Meio Ambiente (SEMA), Marcos Machado agradeceu a presença maciça dos deputados estaduais e disse que o fórum vai permitir a elaboração de políticas públicas concretas e eficientes para definir um projeto ambiental satisfatório.

“A participação da Assembléia Legislativa é fundamental, não só porque caberá aos deputados a aprovação da reformulação da legislação ambiental conflitante ou que ainda precisa ser alterada dentro de um sistema de gestão compartilhada, ou seja, adequar a transferência de possíveis atribuições que serão transmitidas do Ibama à Sema, mas sobretudo para que os parlamentares tenham consciência da maturidade e da nossa capacidade de revisar ou adequar o projeto de Zoneamento Sócio-Econômico Ambiental”, disse Machado, ao considerar a proposta um marco para resolver e direcionar toda a política ambiental para o futuro.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) reafirmou o compromisso da Casa em trabalhar em prol do crescimento sustentável do Estado. Em seu discurso, Silval defendeu o setor produtivo e pediu a elaboração de uma proposta para ser encaminhada ao Governo Federal, na tentativa de viabilizar medidas que deleguem poderes à Mato Grosso sobre a legislação ambiental. “Esse fórum veio em boa hora”, afirmou o presidente, ao acrescentar que espera uma solução ao setor madeireiro.

O parlamentar também pediu a inclusão na pauta de discussão, dos programas: de regularização fundiária; social - como a questão da Reforma Agrária e o ambiental sustentável. Ele defende que seja avaliada não só a área em expansão para o desenvolvimento, mas também a de extração do setor madeireiro.

O governador Blairo Maggi (PPS) disse que a partir do fórum deverá sair uma política de desenvolvimento com a sustentabilidade que o mundo inteiro exige. Ele explicou que as oficinas visam buscar idéias de como conciliar o crescimento, o desenvolvimento e a preservação ao mesmo tempo. “O Estado de Mato Grosso tem condições perfeitas para isso”, afirmou, ao destacar a extensão territorial do estado.

Maggi disse também que todas as provocações que o Governo sofreu nos últimos meses, das Organizações Não Governamentais (ONGs) e da mídia nacional e internacional, incentivaram a discussão. “Toda a crise gerada em Mato Grosso e as críticas pesadas que o governador recebeu, nos levou a tomar uma atitude”, explicou.

Entre as decisões, ele citou a criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, aprovada pela Assembléia Legislativa; fazer o enfrentamento necessário dentro da Legislação vigente e chamá-los para a discussão e sugerir idéias de como fazer o desenvolvimento. “Não vamos abrir mão do nosso crescimento. Mas queremos fazer isso sem que haja choques ou críticas. Queremos ser elogiados pelas ações”, pontuou.

Na oportunidade, o reitor da Unemat, Taisir Karim disse que a criação da SEMA já representa um grande avanço ao setor.

Diversos deputados participaram da abertura do evento, entre eles o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS) e os deputados do PFL: Zeca D´Ávila, Humberto Bosaipo, Dilceu Dal Bosco e Joaquim Sucena. Além desses, também estiveram presentes os deputados Eliene Lima (PP), Verinha Araújo (PT), Ságuas Moraes (PT), José Carlos do Pátio (PMDB), Carlos Brito (sem partido) e Alencar Soares (PP).

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com