Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de outubro de 2003 12h57


Assembléia presta homenagem aos educadores

A sessão especial foi proposta pela deputada Verinha, do PT

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A Assembléia Legislativa homenageou, hoje pela manhã (sexta-feira), cerca de 60 professores e servidores da educação, em sessão solene realizada no plenário “Oscar Soares”. A sessão foi presidida pela deputada Verinha Araújo, do PT, autora do requerimento que solicitou a homenagem, em função do Dia do Educador (15/10). Os professores e servidores homenageados foram indicados pelas escolas estaduais e municipais, dentre os funcionários mais idosos de cada unidade. Serão encaminhados ainda pelo menos 150 diplomas para profissionais da educação de escolas da Capital, Várzea Grande e interior do Estado.

Umas das homenagens mais marcantes foi a entrega do diploma da professora Adi Figueiredo Mattos, de 86 anos. Ela foi uma das pioneiras na organização da categoria em Mato Grosso, sendo dirigente da Associação de Professores do Ensino Primário. Edi Mattos fez uma pequena palestra sobre a situação dos professores no país, desde o império.

Outros momentos marcantes da solenidade foram as homenagens póstumas aos professores Antônio Lucas Gomes Neto, de Jaciara e Doralice Rosa, de Barra do Garças, recentemente falecidos. A professora Ivanildes Santos apresentou um breve currículo do professor Antônio Lucas. Ele teve uma variada militância social, atuando nas questões sindical, ambiental, direitos humanos e no combate ao racismo. A professora Doralice foi lembrada pela professora Fátima Rezende, que destacou a militância da homenageada na organização da categoria.

Diversas autoridades prestigiaram a sessão solene. Dentre outros, estiveram no local o deputado federal Wilson Santos; os deputados estaduais Eliene Lima (PSB), Carlos Carlão (PSDB), José Carlos do Pátio (PMDB) e Alencar Soares (PTB); o reitor da UFMT, Paulo Speller; o vereador da Capital, Domingos Sávio (PT); o presidente do Sintep-MT, Júlio César Viana; a presidente da CUT, Tânia Pascoalini e Alaídes Mendieta, do Conselho Estadual de Educação.

A deputada Verinha leu um texto na abertura do evento mostrando a situação das professoras no país (a categoria é majoritariamente feminina), de autoria do deputado federal Chico Alencar, do PT do Rio de Janeiro. Conforme o texto, são cerca de 2,5 milhões de educadores no país, sendo a grande maioria composta por mulheres. A educação de 90% dos jovens até 17 anos está sob a responsabilidade destas, além de 4.100 milhões de estudantes universitários. Este trabalho é feito com o transporte, até a escola, desde o lombo de burro ao trem lotado, sob condições de trabalho precárias e baixos salários. O trabalho da categoria não termina na escola, é levado para casa, através da correção de trabalhos e preparação de aulas.

Em nome dos homenageados falou a professora Juliete Aparecida Miranda. Esta semana ela recebeu, em Brasília, um prêmio do Ministério da Educação pelo melhor trabalho de educação infantil realizado em Mato Grosso.

Também estiveram representados no evento o Sintep-Cuiabá e subsedes dos interior, Conselhos Municipais de Educação e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Foram realizadas atrações musicais durante a solenidade. A orquestra de flautas do Jardim Vitória e o grupo Vozes apresentaram números musicais.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com