Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de julho de 2005 12h30


MORADORES DE ASSENTAMENTOS RURAIS DE TODO O CENTRO-OESTE TERãO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E MéDIO ATRAVéS DE UMA ESCOLA QUE SERá CONSTRUíDA NO ASSENTAMENTO “DORCELINA FOLADOR”, EM VáRZEA GRANDE. O EMPREENDIMENTO SERá VIABILIZADO ATRAVéS DE UM CONVêNIO ENTRE O MST, PREFEITURA MUNICIPAL DE VáRZEA GRANDE E O INCRA, QUE DISPONIBILIZARá OS RECURSOS PARA AS OBRAS FíSICAS...

Assentamento do MST terá escola de nível superior

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Moradores de assentamentos rurais de todo o Centro-Oeste terão acesso ao ensino superior e médio através de uma escola que será construída no Assentamento “Dorcelina Folador”, em Várzea Grande. O empreendimento será viabilizado através de um convênio entre o MST, Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Incra, que disponibilizará os recursos para as obras físicas.

A construção da obra foi discutida numa reunião realizada ontem na Prefeitura de Várzea Grande, com a presença do prefeito Murilo Domingos, da deputada estadual Vera Araújo (PT), coordenadores estaduais do MST, do vereador Serginho Carismático (PT) e do secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Zito Portela. Pelo MST, estiveram presentes os coordenadores Antônio Carneiro e Altamiro Stochero.

De acordo com Antônio Carneiro, o Centro de Formação “Dorcelina Folador” terá 1,5 milhão de reais do Incra na primeira etapa. Na reunião, já ficou acertado que a Prefeitura de Várzea Grande fará o projeto básico e apresentará uma contrapartida para viabilizar a obra.

Quando estiver pronta, a escola absorverá uma demanda que já começa a ser criada pelo MST. Está praticamente tudo acertado para o início, na segunda-feira, em Cáceres, de um curso de agronomia para 60 filhos de assentados da região Centro-Oeste. Este curso está sendo viabilizado através de uma parceria do MST com a Unemat. “Temos ainda a intenção de fazer convênios para a educação de jovens e adultos que não completaram o segundo grau, para que estes possam ter acesso também ao ensino superior”, disse Antônio Carneiro.

A deputada Vera Araújo já participou de outras reuniões com autoridades municipais de Várzea Grande para o atendimento de reivindicações de assentados do Dorcelina Folador. Recentemente, os assentados reivindicaram uma linha de ônibus para que os estudantes locais pudessem ter acesso a escolas de segundo grau na sede do município.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com