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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de junho de 2006 11h50


“FERROVIA EU QUERO” COM ESTE LEMA E ARTICULADA PELO DEPUTADO CHICO DALTRO (PP) A SOCIEDADE ORGANIZADA ESTEVE NA TARDE DE QUINTA-FEIRA (08), NA PRAçA ALENCASTRO, PARA INFORMAR à POPULAçãO CUIABANA E MATO-GROSSENSE SOBRE OS TRAMITES LEGAIS, ECONôMICOS E POLíTICOS EM TORNO DA TENTATIVA DE FAZER CHEGAR à CUIABá OS TRILHOS DA FERROVIA VICENTE VUOLO QUE Há MAIS DE TRêS ANOS ESTá PARALISADA EM ALTO TAQUARI. PARTICIPARAM DA MANIFESTAçãO, A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO, REPRESENTADA PELOS DEPUTADOS CHICO DALTRO (PP), VERA ARAúJO (PT), CARLOS BRITO (PDT), HUMBERTO BOSAIPO (PFL), Zé DO PáTIO (PMDB) E ELIENE LIMA (PP), O PREFEITO DE CUIABá WILSON SANTOS, O FóRUM PRó-FERROVIA REPRESENTADA PELO SEU PRESIDENTE, VEREADOR VICENTE VUOLO FILHO...

Ato pró-ferrovia reúne segmento da sociedade

Projeto da ferrovia foi idealizado e realizado há 30 anos pelo ex-senador Vicente Emílio Vuolo. Hoje a ferrovia leva o seu nome nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



“Ferrovia eu quero” com este lema e articulada pelo deputado Chico Daltro (PP) a sociedade organizada esteve na tarde de quinta-feira (08), na Praça Alencastro, para informar à população cuiabana e mato-grossense sobre os tramites legais, econômicos e políticos em torno da tentativa de fazer chegar à Cuiabá os trilhos da ferrovia Vicente Vuolo que há mais de três anos está paralisada em Alto Taquari.

Participaram da manifestação, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, representada pelos deputados Chico Daltro (PP), Vera Araújo (PT), Carlos Brito (PDT), Humberto Bosaipo (PFL), Zé do Pátio (PMDB) e Eliene Lima (PP), o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, O Fórum Pró-ferrovia representada pelo seu presidente, vereador Vicente Vuolo Filho, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Secção MT) com o presidente Franscisco Faiad, e as direções da Federação das Indústrias (Fiemt), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Conselho Regional de Economia (Corecom), alunos das redes públicas e particulares, donas-de-casa e uma significativa parcela da juventude.

Deputados estaduais, vereadores e o governo do estado anunciaram a liberação de recursos no valor de R$ 2 milhões que devem acabar com um dos principais entraves para a continuidade da obra, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do trecho entre a localidade de Mineirinhos em Rondonópolis, no sul do estado, e o Distrito Industrial, em Cuiabá, passando por Santo Antônio de Leverger. Mas, fizeram um alerta à população e mandaram um recado aos que pretendem disputar a presidência do Brasil: “é importante que o povo saiba que está nos gabinetes, nos corredores políticos e financeiros a retirada de Cuiabá deste traçado e é importante que todos se manifestem e exijam dos candidatos uma posição sobre essa ferrovia”, alertou Chico Daltro.

Para Daltro o momento mais oportuno para essa cobrança é a campanha eleitoral “o povo cuiabano precisa cobrar que cada candidato se manifeste sobre a ferrovia. Cada candidato que aqui estiver além de dizer que quer ser presidente deste país tem que afirmar que quer trazer a ferrovia para Cuiabá, tem que colocar na sua pauta de prioridades a discussão sobre a viabilidade dos trilhos chegarem à Cuiabá”, alertou.

O deputado Carlos Brito (PDT) falou em nome do governador Blairo Maggi e anunciou a disposição do governo em envidar esforços para o pleito. Maggi pretende convocar a direção da empresa América Latina (ALL) responsável pela construção da ferrovia para um diálogo no próximo mês. O governo pretende negociar uma forma de devolução posterior dos R$ 2 milhões que serão investidos no EIA/Rima, uma vez que os investimentos teriam que ser feito pela empresa e o governo entende que deve retornar aos cofres públicos.

Vera Araújo (PT) destacou a luta da Assembléia Legislativa e da senadora petista Serys Marli em prol da Ferrovia e citou que “os municípios nos quais a ferrovia já chegou como Alto Taquari e Alto Araguaia tiverem seus índices de desenvolvimento econômicos e humanos alterados para maior;” esses municípios cresceram, a ferrovia mudou o perfil daquelas cidades”, disse. Dados trazidos pelo deputado Humberto Bosaipo (PFL) reforçam as declarações de Verinha: “só Alto Araguaia passou de uma receita mensal de R$ 800 mil para R$ 4 milhões, após a chegada dos trilhos”.

Os deputados Humberto Bosaipo (PFL) e Zé Carlos do Pátio (PMDB) fizeram um alerta. Bosaipo lembrou que já existe um segundo projeto de ferrovia para Mato Grosso, vindo pelo Maranhão, passando em Sinop e indo para Rondônia, “deixando Cuiabá de fora” e Pátio disse ser importante que a sociedade cuiabana fique alerta e analise a quem interessa que o desenvolvimento trazido pela ferrovia deixe de chegar à Cuiabá.

HISTÓRICO

A manifestação também lembrou que há 30 anos, em julho de 1974 o então deputado federal Vicente Emílio Vuolo recebia das mãos do engenheiro Domingos Iglesias o projeto da ferrovia. Em 1975 Vuolo levou o projeto à Brasília. “Ele conseguiu, sozinho e no tempo em que os deputados eram proibidos de apresentar projetos que gerassem ônus para o governo federal, chamar a atenção para essa causa e convencer o então presidente do país a levar adiante o projeto”, citou o presidente do fórum pró-ferrovia, Vicente Vuolo Filho.

A luta de Vuolo foi reconhecida nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a denominação da ferrovia. Aqui o projeto é de autoria do então deputado federal, hoje prefeito de Cuiabá, Wilson Santos e em Mato Grosso do Sul do deputado federal Luizinho Tenório.

BAIRROS

O ato “Ferrovia eu quero” realizado na quinta-feira na Praça Alencastro em Cuiabá e que reuniu toda a sociedade organizada, foi o primeiro de uma série que o deputado estadual Chico Daltro preparou para a baixada Cuiabana. Nos próximos dias e até que os trabalhos sejam iniciados o parlamentar que agora tem o apoio de toda Mesa Diretora e dos demais deputados da Assembléia Legislativa, vai realizar o mesmo ato em diversos bairros da capital, em Várzea Grande e outros municípios que formam a baixada cuiabana.

De acordo com ele, “o calendário deve envolver toda a população no manifesto uma vez que é importante que se preciso for toda a comunidade mato-grossense se levante para gritar pela ferrovia em Cuiabá”, disse, lembrando ainda que ferrovia aqui deve gerar em torno de 10 mil empregos, trazendo desenvolvimento o que é de interesse de toda a população”.

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