Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 13 de junho de 2006 12h22


A DEPUTADA ESTADUAL VERA ARAúJO (PT) CONDUZIU UMA AUDIêNCIA PúBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA (12), NO DISTRITO DE BOM JARDIM, NA CIDADE NOBRES PARA DEBATER A REABERTURA DO PARQUE ESTADUAL DA GRUTA AZUL. AS DISCUSSõES GIRARAM EM TORNO DA REABERTURA DO COMPLEXO DE QUASE 90 CAVERNAS QUE COMPõEM O PARQUE, BEM COMO O FOMENTO TURíSTICO LOCAL. “A GRANDE PREOCUPAçãO é COM O POTENCIAL TURíSTICO DA REGIãO, QUE ESTá AMEAçADO. AS PESSOAS NãO TêM EMPREGO, RENDA, PORQUE, ESPECIALMENTE NOS DISTRITOS DO COQUEIRAL E BOM JARDIM OS PONTOS TURíSTICOS...

Audiência debate reabertura do Parque Estadual

Já foram treinados pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo 30 moradores da comunidade, para que atuem como guias na região

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A deputada estadual Vera Araújo (PT) conduziu uma audiência pública nesta segunda-feira (12), no Distrito de Bom Jardim, na cidade Nobres para debater a reabertura do Parque Estadual da Gruta Azul. As discussões giraram em torno da reabertura do complexo de quase 90 cavernas que compõem o Parque, bem como o fomento turístico local. “A grande preocupação é com o potencial turístico da região, que está ameaçado. As pessoas não têm emprego, renda, porque, especialmente nos distritos do Coqueiral e Bom Jardim os pontos turísticos é que fomentavam a região”, explicou a parlamentar.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado garantiu que no tocante a legislação estadual os estudos para elaboração de um plano de manejo para o Parque será feito sem maiores transtornos, tendo em vista que a documentação necessária para entrada no processo só foi encaminhada na última sexta-feira, dia 09, e a população cobra a legalização de áreas encampadas pelo Parque e que são de propriedade privada. “Em relação à reabertura das cavernas para visitação, fica a cargo do Ibama determinar, visto que as cavernas e grutas são de domínio federal. Quanto à reivindicação da população temos que fazer uma análise individual dos casos”, explicou o secretário.

O Incra também participou do evento, garantindo continuidade aos processos de regularização fundiária, que há 17 anos não emite títulos de certificado de propriedade no local. A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli, explicou que o Governo do Estado está comprometido em garantir a regularização de todas as questões que envolvem o município de Nobres. As visitações ao local estão proibidas desde 1999. Somente agora, com a realização de um plano de manejo, a visitação ao complexo poderá ser reaberta, sob a administração do Governo estadual. “Estamos confiantes que agora, o secretário Marcos Machado consiga dar encaminhamento as propostas, visto que são seis anos de promessas”, explicou Marli.

De acordo com a deputada Vera Araújo, o Governo Federal deve fazer investimentos na região, através do Ministério do Turismo. Serão liberados R$ 1 milhão e 200 mil reais para as obras de infra-estrutura do manejo do parque. Estas obras incluem a construção do Centro de Atendimento ao Turista e o acesso à gruta da Lagoa Azul. Pela sua beleza, a região vem sendo comparada ao completo turístico de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

O município tem um forte potencial turístico, com as nascentes das Bacias Amazônia e do Prata. Com a reabertura do complexo, o local contará com atrações como mergulho em lagos e rios de águas cristalinas, onde é possível ver peixes da Bacia do Cuiabá. Deve integrar o “pacote” turístico também descidas por um rio de profundidade média de 1,60 metro, num percurso de 650 metros.

Já foram treinados pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo 30 moradores da comunidade, para que atuem como guias na região.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com