Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 22 de abril de 2005 19h27


BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA GERENCIAR A CRISE NO AGRONEGóCIO EM MATO GROSSO, O DEPUTADO ESTADUAL HUMBERTO BOSAIPO (PFL) MOBILIZOU REPRESENTANTES DO SETOR AGROPECUáRIO, EMPRESáRIOS, POLíTICOS E ATé FUNCIONáRIOS DA AGROINDúSTRIA- QUE TEMEM O DESEMPREGO EM MASSA- PARA UMA AUDIêNCIA PúBLICA NA NOITE DESTA TERçA-FEIRA, EM RONDONóPOLIS...

Audiência discute crise no Agronegócio

Mais que garanciar crise, a Assembléia têm a obrigação de acompanhar o impacto do agronegócio no Meio Ambiente", diz Bosaipo

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Buscando alternativas para gerenciar a crise no agronegócio em Mato Grosso, o deputado estadual Humberto Bosaipo (PFL) mobilizou representantes do setor agropecuário, empresários, políticos e até funcionários da agroindústria- que temem o desemprego em massa- para uma audiência pública na noite desta terça-feira, em Rondonópolis.

O evento fez parte da programação da Agrishow Cerrado 2005, e teve a finalidade de discutir a melhor maneira de ajudar o setor sair da crise, além de acompanhar ‘pari-passo’ a relação do desenvolvimento agropecuário de Mato Grosso e o Meio Ambiente . “Nós estamos em consonância com o setor. Queremos e estamos acompanhando de perto o desenvolvimento agroindustrial do estado. Até que ponto o agronegócio pode avançar no estado e não ferir as leis ambientais”, disse o parlamentar.

Bosaipo recebeu dos participantes, inclusive deputados estaduais de outros estados como Goiânia, Mato Grosso do Sul e Amapá sugestões que se transformarão num relatório final na Casa de leis propositando discutir os efeitos das perdas sofridas pelos agropecuaristas do estado, no ano de 2004.

Também serão reformatados pontos específicos referentes a legislação do meio-ambiente que, de acordo com o parlamentar é o embasamento de toda a discussão entre os Poderes e os empresários. “Por exemplo, nosso projeto que está em vigor trata da isenção de ICMS para máquinas agrícolas. Isso veio facilitar o agronegócio, e só foi possível porque a Assembléia esteve atuando efetivamente”, disse.

Uma série de fatores, muitos desconhecidos pelos órgãos competentes por fiscalizar, contribuiu para que o agronegócio entrasse em estado de alerta: manifestações de pecuaristas contra uma possível carterização de frigoríficos no estado; as perdas em função do clima na agricultura, defasagem do preço de venda em relação ao de custo na pecuária, altos impostos para plantadores de soja em detrimento ao produto mato-grossensse no mercado nacional e também, no internacional, foram os pontos destacados pelos participantes.

Já em contrapartida, o parlamentar destaca o assoreamento dos rios, desmatamento de encostas, derrubada de mata nativa como problemas de ordem de urgência tanto quanto a crise econômica.

O deputado frisou que independente de crise é importante que um estado rico em recursos naturais como Mato Grosso tenha a atuação incisiva da Assembléia Legislativa. “A crise é tão preocupante quanto o impacto ambiental que isso pode causar a Mato Grosso”, explicou.

Dia 23- O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, estará em Rondonópolis (220 quilômetros de Cuiabá) amanhã (23.04) pela manhã na Agrishow Cerrado, para reunião com produtores e o governador Blairo Maggi.

O ministro chega às 10:30, hora local, (11:30 horário de Brasília) no aeroporto, Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, onde será recepcionado pelo governador e em seguida terá uma reunião fechada com produtores. Terminado o encontro ele percorrerá a feira e por fim se reunirá com o governador e atenderá os jornalistas na tenda central da Fundação MT, por volta das 11:30 horas.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553-2597-9952-1211-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com