Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de junho de 2002 00h00


AUDIêNCIA PúBLICA DISCUTIRá CERTIFICADO PARA EMPRESAS

Audiência pública discutirá certificado para empresas

Entre outros aspectos, o documento vai identificar o perfil social delas, suas relações com os empregados e interação com comunidades

FERNANDO LEAL / ALMT



Começa a tomar corpo em Mato Grosso a proposta de ampliação do trabalho de socialização no estado com a interação dos diversos setores da nossa atividade. No dia 27 deste mês (5ª feira), por exemplo, vai ser colocada em discussão através de audiência pública a criação do Certificado de Responsabilidade Social, documento a ser concedido pela Assembléia Legislativa a empresas, órgãos públicos e demais entidades que apresentarem o Balanço Social do exercício anterior.

O Balanço Social permite identificar o perfil da atuação social dessas instituições durante o exercício contábil, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, a forma de interação delas com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.

A proposta de criação do certificado está em um projeto de lei de autoria dos deputados Humberto Bosaipo (PL), José Riva (PSDB) e Eliene (PSB). O balanço será assinado por contador ou técnico em contabilidade e um assistente social e seus dados financeiros deverão ser extraídos das respectivas demonstrações contábeis. A cada período, a Assembléia divulgará a relação das empresas aptas e elegerá os projetos mais destacados, que receberão o Troféu Responsabilidade Social - Destaque MT.

Os troféus serão divididos por categoria, entre as micro, pequena, média e grande empresas; Organizações Não Governamentais que desenvolvem projetos sociais, educacionais, culturais, e de turismo e meio ambiente.

Entre os aspectos a serem considerados estão impostos, folhas de pagamento brutas, condições de pagamento, alimentação, saúde, investimentos, políticas sociais, ambientes de trabalho, pesquisas e programas preventivos.

“A responsabilidade social é um exercício permanente de deveres com o objetivo de assegurar aos cidadãos os direitos mais elementares da modernidade. Estamos falando de um bem-estar social construído a partir de de ações e investimentos através de parcerias entre sociedade-sociedade e sociedade-Estado”, comemorou Bosaipo.

No Brasil, nos últimos anos, as empresas começaram a despertar para um novo tipo de relacionamento com a comunidade e o ambiente em que atuam. Além de seus objetivos econômicos, várias delas vêm atuando na promoção do bem-estar por meio da distribuição da riqueza por elas geradas.

Diversas experiências realizadas no Brasil e em outros países atestam o êxito desta nova cultura político-social cujos resultados são a diminuição da exclusão dos cidadãos; a diminuição dos índices de violência e das agressões ao meio-ambiente e ao patrimônio público, das mortes no trânsito, da porstituição, dos acidentes de trabalho e, principalmente, o êxito no resgate de menores e adolescentes da criminalidade.

A audiência pública será realizada na Assembléia, no Auditório Milton Figueiredo (o Plenarinho), e tem início previsto para as 18h30. O projeto que cria o Certificado de Responsabilidade Social está disponível para consultas nos sites da Assembléia (www.al.gov.mt.br), do Sindicato dos Contabilistas de Mato Grosso (www.contabil.org.br) e de Bosaipo (www.bosaipo.com.br).

Para o encontro, foram convidadas autoridades, lideranças e representantes dos vários segmentos do estado.

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal
Em:18/06/2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com